PENSAR OUTRA CIDADANIA: UM DIÁLOGO COM OS ESTUDOS CURRICULARES E A GEOGRAFIA

Palavras-chave: Currículo. Geografia. Pós-estruturalismo. Cidadania. Desconstrução.

Resumo

O artigo focaliza o debate sobre cidadania a partir de contribuições dos estudos curriculares e geográficos constituídos em terreno pós-estrutural. Para isso, apropria influências teóricas de Derrida, Laclau, Massey e Mouffe, para pensar um investimento radical em uma concepção de cidadania constituída na relação com a alteridade. Estrategicamente, procede abordagem bibliográfica para discutir a recorrência do tema cidadania nos campos destacados com vistas a criticar os pressupostos essencializantes sobre os quais tendem a repousar. A partir da defesa de um diálogo entre contribuições do pensamento curricular e geográfico, defende oportunidades interpretativas à cidadania, buscando projetá-la em uma perspectiva porvir, no sentido de sua afirmação como horizonte, como nome a ser continuamente significado nas negociações cotidianas na e com a escola.

Biografia do Autor

Hugo Heleno Camilo Costa, Universidade Federal de Mato Grosso (ICHS/UFMT-Araguaia)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). Professor Adjunto do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso (ICHS/UFMT-Araguaia), líder do Núcleo de Estudos em Currículo, Cultura e Subjetividades (NECSUS) e vice-coordenador do GT-Currículo da Anped. Apoio CNPq e UFMT. 

Referências

ARROYO, Miguel; BUFFA, Ester. e NOSELLA, Paollo. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? 13 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

BRAYNER, Flávio. Educação e republicanismo: experimentos arendtianos para uma educação melhor. Brasília: Liber Livro, 2008.

CAVALCANTI, Lana de Souza; SOUZA, Vanilton Camilo; Silva, Silvana A.. O plano diretor como recurso didático para ensinar sobre a cidade e a formação para a cidadania. Revista GEOUECE, v. 3, p. 9-26, 2014.

COSTA, Hugo Heleno Camilo; LOPES, Alice Casimiro. A contextualização do conhecimento no Ensino Médio: tentativas de controle do outro. Educação & Sociedade, v. 1, p. 1-20, 2018.

DAMIANI, Amélia Luisa. Educação e conhecimento no plano do possível: a via para a cidadania. In: Cauê Matos. (Org.). Conhecimento científico e vida cotidiana. 1.ªed.São Paulo: Estação Ciência - Universidade de São Paulo, 2003, v. , p. 33-48.

DEON, Alana Rigo; CALLAI, Helena Copetti. A educação escolar e a geografia como possibilidades de formação para a cidadania. Contexto & Educação, v. 33, p. 264-290, 2018.

DERRIDA, Jacques. The spatial arts: na interview with Jacques Derrida. In: Brunette, P.; Wills, D (orgs.). Desconstruction and visual arts: art, media, architecture. Cambridge: Cambridge University Press, 1994, 9-32.

DERRIDA, Jacques. Posições. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

DERRIDA, Jacques. Da Hospitalidade (De l’hospitalité, Calmann-Lévy, 1997), trad. port. Fernanda Bernardo. Viseu: Pallimage, 2003.

DERRIDA, Jacques. A Farmácia de Platão. São Paulo: Iluminuras, 2005.
DERRIDA, Jacques. Torres de Babel. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2011.

DOEL, Marcus. Poststructuralist geographies: the diabolic art of spatial science. Edimburgo: Edinburgh University Press, 1999.

GARCIA CANCLINI, N. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 1998.

HOLSTON, James. Espaços de cidadania insurgente. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 24, p. 243-253. Rio de Janeiro: IPHAN, 1996.

LACAN, Jacques. (1956-1957) O Seminário livro 4, A relação de objeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.

LACLAU, Ernesto. Inclusão, exclusão e a construção de identidades. In: AMARAL, JR. A.; BURITY, J. (org). Inclusão social, identidade e diferença perspectiva pós-estruturalista de análise social. São Paulo: ANNA BLUME, 2006.

LACLAU, Ernesto. Emancipação e diferença. EDUERJ: Rio e Janeiro, 2011.

LEVI-STRAUSS, Claude. Anthropologie structurale. Paris: Plon, 1958.

LOPES, Alice Casimiro; CUNHA, Érika; COSTA, Hugo Heleno Camilo. Da recontextualização à tradução: investigando políticas de currículo. Currículo sem Fronteiras, 13, p. 392-410, 2013.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth Fernandes. Teorias de Currículo. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011. v. 1. 279p.

MACEDO, Elizabeth Fernandes. Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: v. 11, n. 32, p. 285-296, maio/ago., 2006.

MACEDO, Elizabeth Fernandes. Currículo e conhecimento: aproximações entre conhecimento e ensino. Cadernos de Pesquisa, vol.142, nº 147, p. 716-737, set./dez. 2012.

MASSEY, Doreen. Pelo Espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MOUFFE, Chantal. A cidadania democrática e a comunidade política. In: MOUFFE, Chantal. O Regresso do Político. Lisboa: Gradiva, 1996, p. 83-99.

SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. São Paulo: Editora Nobel, 1987.

SAVIANI, Dermeval. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento Revista de Educação, ano 3, n. 4, p. 54-84, 2016.

SCHÜTZ, Jenerton Arlan; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. A relação entre educação e cidadania em paulo freire e dermeval saviani: reflexões sob a ótica de Hannah Arendt. Revista Tempos e Espaços em Educação (Online), v. 11, p. 219-240, 2018.

SILVA, Josué Pereira da. Desigualdade no debate brasileiro contemporâneo: Entre cidadania e reconhecimento. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2015, vol.15, n.4, pp.703-722.

THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. O Primeiro Estruturalismo: Método de Pesquisa para as Ciências da Gestão. RAC, [s.l.], v. 10, n. 2, p. 137-156. 2006.

ZAGALO, Gonçalo. Hospitalidade e soberania – uma leitura de Jacques Derrida. Revista Filosófica de Coimbra, Coimbra, n. 30, p. 307-323, 2006.
Publicado
2021-08-31
Seção
Artigos - Parte I