AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA: PERCEPÇÕES DOS SUJEITOS EDUCATIVOS NO E DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Palavras-chave: Ensino médio integrado. avaliação institucional interna. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Resumo

A avaliação institucional interna no ensino médio integrado deve se constituir como política de ensino e de gestão no âmbito dos Institutos Federais. Este estudo é um recorte da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e tem como objetivo analisar as percepções dos sujeitos educativos do e no ensino médio integrado. Participaram dessa pesquisa, por adesão voluntária, 6 (seis) docentes, 5 (cinco) discentes, 6 (seis) técnicos administrativos e 5 (cinco) pais e/ou responsáveis de discentes. Como caminho metodológico, as rodas de conversa propiciaram o registro das falas dos participantes referente a avaliação institucional interna. Da análise temática (BARDIN, 2011) foram geradas duas categorias: avaliação institucional interna como processo de autoconhecimento; avaliação institucional interna: instrumento de melhoria dos processos e resultados educacionais. Afirma-se que a avaliação institucional interna é um processo formativo podendo impulsionar um movimento democrático e emancipatório dos sujeitos educativos.

Biografia do Autor

Nieysila Simara da Silva Castro Borges, Instituto Federal do Amazonas

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

Deuzilene Marques Salazar, IFAM - Instituto Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

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Publicado
2021-11-12