VOZES QUE SE INTEGRAM NO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A ESCRITA DE RESENHA DA OBRA A REVOLUÇÃO DOS BICHOS
Resumo
Neste artigo, visamos apresentar resultados parciais de uma pesquisa que teve por objetivo compreender a produção de sentidos sobre o mundo do trabalho contemporâneo a partir de uma sequência didática para a escrita de resenha da obra A Revolução dos Bichos na escola pública. A sequência didática foi aplicada no período de 16/09/2020 a 10/11/2020 em uma turma com 36 estudantes da 3ª série do Curso Técnico de Enfermagem da Escola Estadual de Educação Profissional Avelino Magalhães, na cidade de Tabuleiro do Norte-CE. Com base nessa aplicação, discutimos o módulo de uma mesa-redonda sobre a obra realizada via Google Meet com professores de Língua Portuguesa, Filosofia, Geografia, História e Sociologia. A análise revela que o tratamento sócio-histórico-cultural do livro possibilitou novas compreensões por parte dos estudantes que salientam o papel da alienação, do regime ditatorial e da revolução na narrativa.
Referências
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
CEARÁ. Decreto Estadual nº 33.510, de 16 de março de 2020, de 16 de março de 2020. Decreta situação de emergência em saúde e dispõe sobre medidas para enfrentamento e contenção da infecção humana pelo novo coronavírus. Diário Oficial do Estado do Ceará, Ceará, CE, 16 de mar. 2020a. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wpcontent/uploads/sites/37/2020/03/decreto_16_marco.pdf. Acesso em: 30 nov. 2020
CEARÁ. Secretaria de Educação do estado do Ceará. Parceria entre Seduc e Google permite acesso de estudantes e professores a ferramentas educacionais 2020b. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/2020/04/02/parceria-entre-seduc-e-google-permite-acesso-de-estudantes-e-professores-a-ferramentas-educacionais-online/2 de abril de 2020. Acesso em: 30 nov. 2020.
CEARÁ. Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Governo do Ceará investe R$ 5,6 milhões em kits de gravação para escolas estaduais e CCIs. 2020c. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/2020/11/23/governo-do-ceara-investe-r-56-milhoes-em-kits-de-gravacao-para-escolas-estaduais-e-ccis/. Acesso em: 30 nov. 2020.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CP nº: 5/2020 - Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. 28 abril. 2020. Disponível em: 11-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 1 jul. 2021.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
KLEIMAN, A. B.; SANTOS, M. I. B. de A. Letramentos e tecnologias digitais na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 2, n. 15, nov. 2018. DOI: 10.15628/rbept.2018.7514
LIMA, S. de C.; LIMA, S. C.; AMARAL, J. A. Ensino interdisciplinar da escrita de resenhas na educação profissional. Horizontes, Itatiba, v. 38, n 1, p. 1-13, 2020.
MOURA, D. H. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educação e pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p.705–720, jul./set. 2013.
ORWELL, G. A Revolução dos Bichos: um conto de fadas. São Paulo. Companhia das Letras, 2007.
PINTO, M. M. D. da S.; LIMA, S. de C. A língua portuguesa na Educação Profissional e Tecnológica: uma proposta de ensino do gênero textual relatório de aula prática no PROEJA. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 4, n. 8, nov. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.540. Acesso em: 21 abr. 2021.
PINTO, M. M. D. da S.; LIMA, S. de C. O ensino do relatório de aula prática na Educação Profissional: os efeitos de uma intervenção pedagógica na escrita de jovens e adultos. Fólio - Revista de Letras, Vitória da Conquista, v.11, n 2, jul./dez. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5528. Acesso em: 28 abr. 2021.
RAMOS, M. N. Concepção do Ensino Médio Integrado. In: SEMINÁRIO SOBRE ENSINO MÉDIO, 2008. Belém: Secretaria de Educação do Pará, 2008. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-doensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf. Acesso em: 15 nov. 2019.
REIS, A. R. S.; LIMA, S. de C. Letramento digital na Educação Profissional: um relato de intervenção pedagógica no Instituto Federal do Piauí. In: BRANCHER, V. R.; RODRIGUES, R. A.; SOUZA, F. C. S. (org.). Formação docente e práxis na educação profissional e tecnológica. Curitiba: Brazil Publishing, 2020. p. 163-176.
SILVA, E. B. Da Revolução dos Bichos à escrita de resenha para fora da escola: Uma proposta de ensino para a disciplina de Língua Portuguesa no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Dissertação no prelo (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Mossoró, 2021.
SOUZA, F. das C. S.; NUNES, A. O.; OLIVEIRA, M. A. de. O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica e a formação humana integral: análise da produção acadêmica no IFRN/Mossoró. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 2, n. 19, p. e11629, dez. 2020. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11629. Acesso em: 14 jun. 2021.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018. 376p.
ZAIDAN, J. C. S. de M. Um letramento (no) singular: a retomada da agenda revolucionária em tempos de Educação ultraliberal. Trabalhos em Linguística aplicada, Campinas, v. 58, n. 3, p. 1310-1330, set./dez, 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).