A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO ANARQUISTA NAS EXPERIÊNCIAS DAS ESCOLAS MODERNAS DE SÃO PAULO (1912-1919)

Palavras-chave: Anarquismo. Escolas Modernas. Pierre Joseph Proudhon. Pedagogia Racionalista.

Resumo

O artigo em tela apresenta como objetivo primacial trazer para o campo de estudos da Educação Profissional a historicidade das Escolas Modernas no1 e no2 que funcionaram na cidade de São Paulo entre os anos de 1912 e 1919. Esses espaços pedagógicos foram produto e expressão da organização de setores da classe trabalhadora umbilicalmente ligadas aos grupos anarquistas existentes no Brasil daquele contexto. Fortemente inspiradas pela experiência e pelo projeto pedagógico do educador catalão Francisco Ferrer y Guardia, idealizador da Escola Moderna de Barcelona, tais escolas apresentaram uma proposta de educação extremamente avançada para os parâmetros da época. A hipótese principal que orienta este texto é a de que a filosofia do trabalho norteou a estrutura curricular destes espaços educativos, ensejando experiências inspiradas pelos conceitos proudhonianos de “demopedia” e “politecnia da aprendizagem”. Ao fim e ao cabo, as formulações do pensamento político de Pierre-Joseph Proudhon e do legado socialista libertário para a educação na Comuna de Paris se fizeram presentes nestas experiências inovadoras de educação do Brasil durante a Primeira República.

Biografia do Autor

Leonardo Leonidas de Brito, COLÉGIO PEDRO II

Professor do Departamento de História do Colégio Pedro II (RJ), atuando na EBTT e no ProfEPT. Doutor em História Social pela UFF. Pós-doutorando em Educação pelo PPGEP-IFRN.

Castro Rogerio Cunha, COLÉGIO PEDRO II

Professor titular do departamento de História do Colégio Pedro II (Campus Centro), instituto federal onde trabalha em regime de dedicação exclusiva. Também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado - PROFEPT). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED-UERJ), tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pedagogia Racionalista, Esclas Modernas, movimentos sociáis e instrução popular.

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Publicado
2021-11-12