ENTRE O ENSINO, A ARTE E A VIDA: OS TRAJETOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE ARTE ATUANTES EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Palavras-chave: Ensino da arte. trajetos formativos. educação profissional.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os trajetos formativos de professores de arte atuantes em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Através de uma pesquisa qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco docentes de arte deste contexto de ensino. A análise dos dados foi através da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Autores, como Josso (2004), Nóvoa (1995) e Huberman (1995), auxiliaram na interlocução dos dados e na compreensão das narrativas docentes. Concluiu-se que através da formação acadêmica, da experiência de vida e do tempo na carreira os professores de arte consolidaram seus saberes e suas identidades docentes na EBPT e seguirão revisitando e ressignificando esses trajetos de formação.

Biografia do Autor

Luana Cassol Bortolin, Instituto Federal Farroupilha

Licenciada em Artes Visuais - UFSM. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) IFFar

 

 

Lucinara Corrêa, Instituto Federal Farroupilha

Licenciada em Educação Especial UFSM. Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica- UFSM. Docente de Libras no IFFar

Vantoir Brancher, Instituto Federal Farroupilha

Licenciado em Pedagogia – UFSM. Mestre e Doutor em Educação – UFSM. Docente do, IFFar atuando em Cursos de Graduação e no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica  - PROPEPT/IFFar/JA. Coord. do Grupo de Estudos e  Pesquisas em Formação Inicial e Continuada de Professores (MAGMA) 

                                                                           

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Publicado
2021-11-12