PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM QUESTÃO

Palavras-chave: Educação Profissional. Práticas de Ensino. Formação Docente.

Resumo

Historicamente, sem contar com uma clara política de formação, os professores da Educação Profissional e Tecnológica ingressam na profissão contando com os saberes acumulados ao longo de sua trajetória de vida. Dessa maneira, torna-se relevante compreender as concepções que sustentam suas práticas, bem como as dificuldades enfrentadas por esse grupo de profissionais. O estudo de abordagem qualitativa, tem enfoque teórico metodológico na pesquisa narrativa. Participaram cinco docentes que atuam nas disciplinas técnicas de um Instituto Federal. A pesquisa buscou aporte teórico nos estudos de Tardif (2014), Nóvoa (1992), Freire (2014), Huberman (1992), Kuenzer (2010) e Machado (2008). Conclui-se que os professores buscam estratégias de ensino que se afastam de uma concepção tecnicista e estimulam a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem, contribuindo para sua formação integral. Destaca-se, que as principais dificuldades apontadas pelos docentes parecem relacionar-se à carência de um repertório de conhecimentos pedagógicos em sua formação inicial.

Biografia do Autor

Daiane da Silva Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Doutoranda em Educação (UFPEL), Mestra em Educação e Tecnologia (IFSUL), Professora do IFSUL.

Cristhianny Barreiro, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Pós-doutorado em Educação (Universidade de Lisboa), Mestre e doutora em Educação (PUCRS), Licenciada em Eletrônica, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e Tecnologia.

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Publicado
2021-11-12