DISCURSOS DE PROFESSORES ACERCA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL E POLITÉCNICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: UMA PESQUISA SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO EM DOIS REPOSITÓRIOS NACIONAIS
Resumo
Este texto contempla uma pesquisa sobre o estado do conhecimento situado no campo da Educação Profissional (EP) no Brasil, mais especificamente, em produções acerca do discurso de professores. Para tanto, realizamos um levantamento na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, com o intuito de investigar a constituição dos discursos docentes acerca da formação humana integral e politécnica na EP no Brasil, resultando em um estudo bibliográfico de oito trabalhos publicados no período de 2011 a 2018. A análise das materialidades aponta que, elementos concernentes ao ideal de formação humana integral e politécnica são mobilizados pelos professores de forma parcial, devido à falta de engajamento acerca dos princípios norteadores de uma pedagogia que congregue educação formal e trabalho com vistas à formação de múltiplas capacidades dos alunos, não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a cidadania crítica.
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