AS TRANSFORMAÇÕES NOS MODOS DE VIVER EM FAMÍLIA E O PAPEL SOCIAL DA MULHER

Palavras-chave: Relações Sociais de Sexo. Gênero Feminino. Família. Propriedade Privada.

Resumo

O artigo propõe apresentar uma reflexão sobre a obra “A origem da família, da propriedade privada e do estado” de Friedrich Engels, que retoma os estudo de Morgan sobre os modos de viver em família das comunidades tradicionais e as mudanças no modo de viver em coletividade, destacando a necessidade social da sociedade capitalista da constituição da família monogâmica, e com isso os impactos no papel da mulher na sociedade. O que resulta na discussão sobre as relações sociais de sexo, a dominação das mulheres pelos homens na formação da família monogâmica e ao advento da propriedade privada. Claro que o texto não se propõe esgotar toda a discussão e tão pouco detalhar todas as categorias aqui apresentadas, todavia, coloca em processo de reflexão e apresenta potencialidades, limites e estabelece conexões entre elas. Por fim, aponta meios de investigações sobre o gênero feminino no Serviço Social. Traz as várias culturas antigas que valorizam as mulheres e as “evoluções” conservadoras conforme o tempo, o que possibilita afirmar a presença do conservadorismo em que o sexo masculino passa a ter o domínio, sobre os bens materiais, seus filhos e a mulher. Ressalta ainda que a construção desse artigo parte das reflexões que surgem a partir do projeto de extensão “Curso Livre sobre a obra de Friedrich Engels “A origem da família, da propriedade privada e o Estado” desenvolvido no curso de Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Miracema.

Biografia do Autor

João Nunes da Silva, UFT

Doutor em Comunicação e cultura contemporâneas, Professor da UFT. 

Rosemeire dos Santos, UFT

Doutora em Serviço Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, Professora da UFT.

Kenneth Wagamenon Barreira Santana, UFT

Acadêmica de Serviço social – UFT. 

Alice dos Santos Ferreira, UFT

Acadêmica de Serviço Social UFT.

Referências

ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Rio de Janeiro: Bestbolso, 2014.

______, A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Coleção Grandes obras do pensamento universal, n 2, São Paulo: Escala, s/d.

HAll, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Editora Lamparina, 2014.

SANTOS, R. Modos de ser família. In: SANTOS, R. DAL BELLO, M. G. (Orgs.) Família que vive do Trabalho e Proteção Social: Três perspectivas de análise. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.

THERBORN, G. Sexo e poder a família no mundo 1900-2000. São Paulo: contexto, 2014.
YOUNG, M. e WILLMOTT, P. Le village dans le ville. Famille et parenté dans l’Est londinien. Paris: Presses Universitaires de France, coleção “Le Lien Social”, 2010.

______.La família simétrica um estúdio sobre el trabajo y el ócio.Traducción por: Maria Elena Esther Seivane. Madrid: Editorial Tecnos, 1975.
Publicado
2021-08-31
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos