FUNDAMENTOS SOBRE O SER HUMANO E A ESPIRITUALIDADE NATURAL NA EDUCAÇÃO
Resumo
O estudo envolve a concepção de ser humano em suas dimensões bio-psico-espiritual e sua espiritualidade natural. A espiritualidade natural é considerada como uma manifestação autêntica do ser humano, da força vital e criativa expressa nas relações consigo mesmo, com o outro e com o meio, como unidade integrante da natureza. O objetivo geral busca desenvolver fundamentos sobre a espiritualidade natural na educação dentro de uma visão de ser humano multidimensional. A pesquisa é teórica, de abordagem qualitativa e perspectiva fenomenológica, com base prioritariamente na visão de Viktor Frankl; Morin, Tillich, Zubiri e Kovacs. O método da hermenêutica fenomenológica embasa a compreensão dos dados. Os resultados indicam que a espiritualidade natural está relacionada com a visão de ser humano complexa, na dimensão da profundeza espiritual como centro da estruturação e organização da dinâmica de ser no mundo; apontam a educação no processo de mobilização dos fenômenos intrínsecos à existência humana, prioritariamente a vontade de busca por sentido de vida. É possível dizer que, contemplar a espiritualidade natural na educação é fundamental para a organização de saberes que transcendem aos conhecimentos específicos da área e contribuem com a força vital dos sujeitos no encontro do sentido de vida e do conhecimento.
Referências
¬¬¬________. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 10. março. 2021.
BREITBARD, Wiliam. Espiritualidade e sentido nos cuidados paliativos. O Mundo da Saúde, v.27, n. 1, p. 41-57, 2003.
DITTRICH, M. G. Arte e criatividade, espiritualidade e cura: a teoria do corpo-criaste. Blumenau: Nova Letra, 2010.
DITTRICH, M. G. Arteterapia. Espiritualidade natural, métodos e experiências. Itajaí: Editora da Univali, 2018.
DITTRICH, M. G.; BERNARDO, N. L. M. C.; BARRETA, C. Tecnologia de abordagem transdisciplinar para o cuidado às pessoas com câncer de mama. Saúde & Transformação Social, Florianópolis, v. 3, n. 3, p. 44-51, 2012. Acesso em 02. jun. 2020.
DITTRICH, M. G.; SILVA, M. A. S. O. A espiritualidade natural e saúde, segundo Frankl. Anais do Encontro Mãos de Vida, v. 2, n. 1, 2015. Acesso em 25 abr. 2020.
FRANKL, V. E. A presença ignorada de Deus. 18 ed. São Leopoldo: Editora Sinodal, Petrópolis: Vozes, 2017a.
______. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. 4 ed. São Leopoldo: Editora Sinodal, Petrópolis: Vozes, 2017b.
______. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. Petrópolis: Vozes, 2008.
_______. Psicoterapia e sentido da vida: fundamentos da logoterapia e análise existencial. 4. ed. São Paulo: Quadrante, 2003.
______. A presença ignorada de Deus. Petrópolis: Vozes, 1993.
______. A psicoterapia na prática. Tradução de Cláudia M. Caon. Campinas, SP: Papirus, 1991.
______. Sede de sentido. Tradução de Henrique Elfes. São Paulo: Quadrante, 1989.
______. Em busca de sentido. Petrópolis: Vozes, 1985.
______. Psicoterapia e sentido da vida: fundamentos da logoterapia e análise existencial. 4. ed. São Paulo: Quadrante, 1973.
KOVÁCS, M. J. Espiritualidade e psicologia – cuidados compartilhados. O Mundo da Saúde, v. 31, n. 2, p. 246-255, São Paulo, 2007.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do presente. In Os sete saberes necessários à educação do presente por uma educação Transformadora. Maria Cândida de Moraes, Maria da Conceição de Almeida (organizadoras). Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.
________. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarian Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.
_______. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. - Ed. revista e modificada pelo autor - 8" ed. - Rio de Janeiro: Bertrand, Brasil, 2005.
SCHELER, M. A situação do homem no cosmos. Rio de Janeiro: Textos & Grafia. 2008.
TEIXEIRA, E. F. B., et al. Espiritualidade e qualidade de vida. EDIPUCRS, Porto Alegre, 2004.
TILLICH, P. Teologia sistemática. 5ª ed. Tradução de Getúlio Bertelli e Geraldo Korndofer. São Leopoldo: Sinodal, 2005.
______. Teologia sistemática. 4ª ed. Tradução de Getúlio Bertelli. São Leopoldo: Sinodal, 1987.
ZUBIRI, X. El problema filosófico de la história de las religiones. Madrid: Alianza Editorial, 1993.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).