A EDUCAÇÃO DO FUTURO E O FUTURO DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavras-chave: educação escolar. pensamento complexo. ciência com consciência.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a educação do futuro e o futuro da educação brasileira, a partir de um cenário de condições atuais adversas, sobretudo nestes tempos de pandemia. Discutimos aqui, sobre a escola como lócus de aprendizagem e criatividade e, apontamos para a importância de se estabelecer uma ciência com consciência, apesar das incertezas presentes em todo o conhecimento. Com esperança, apostamos nas possibilidades criativas e regeneradoras do ser humano para a transformação educacional, social, planetária, a partir da reforma do pensamento e de uma nova via para o futuro da humanidade. Trata-se de um estudo bibliográfico, fundamentado na epistemologia da complexidade, de Edgar Morin.

Biografia do Autor

Izabel Petraglia, UMESP

Pós-doutora pelo Centro Edgar Morin – EHESS/CNRS, Paris; Doutora e Mestre em Educação (USP e PUC/SP); Pedagoga e Psicóloga. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo. Líder do GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisa em Complexidade/CNPq. 

Mariangelica Arone, UMESP

Pós-doutoranda pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutora em Educação pela UNINOVE; Mestre em psicologia da Educação pela PUC/SP. Pedagoga e Assistente Social. Pesquisadora do GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisa em Complexidade/CNPq.

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Publicado
2021-08-13