OS AVANÇOS ANTIDEMOCRÁTICOS E A REFORMA EDUCACIONAL PÚBLICA: UMA “POSSÍVEL” REESTRUTURAÇÃO DA EXPLORAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO ATRAVÉS DO EMPREENDEDORISMO EDUCACIONAL

Palavras-chave: Educação. Reforma Trabalhista. Conservadorismo. Reforma Empresarial da Educação.

Resumo

Diante desta breve síntese busco elucidar as retomadas antidemocráticas do Brasil pós 2013 até as eleições de 2018, embarcando uma onda conservadora, fascista e antidemocrática e, deste modo, impondo em caráter de urgência reformas sociais primordiais, na relação do trabalho e da educação pública. Nesta conjuntura os alinhamentos com o empresariado nacional e estrangeiro na figura dos Estados Unidos da América, reforçam a hegemonia social na luta contra o Estado de bem-estar social, utilizando os avanços que a passos lentos foram conquistados pós Ditadura civil-militar, distorcendo e retirando direitos sociais, trabalhistas e educacionais. Passando a negar a democracia, a ciência, o serviço público e os movimentos sociais. Deste modo o objetivo é demonstrar como a classe burguesa brasileira operou o golpe de 2016 e tornou possível reestruturar hegemonicamente o poder do Estado para reformular a seu interesse a educação e as relações de trabalho na sociedade brasileira do século XXI.

Biografia do Autor

Michel Francisco Lins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioste). Graduado em Pedagogia (Unioste). Graduado em Educação Física (Unioste). 

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Publicado
2022-09-13