METODOLOGIAS ATIVAS E NOVOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA

Palavras-chave: Metodologias Ativas. Docentes. Discentes.

Resumo

Este artigo apresenta um breve estudo, produto final do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Processo Educacionais Inovadores – PEI, realizado a partir de pesquisa de natureza bibliográfica de abordagem qualitativa. O objetivo édiscutir a aprendizagem em um contexto social cada vez mais interconectado, em que há múltiplos canais de comunicação que permitem as informações circularem rapidamente, em que a prática pedagógica deve ser entendida Como momento de experimentar. Há a necessidade de uma prática inovadora, aberta, dinâmica, motivadora e as metodologias ativas vêm como ferramentas que poderão oportunizar aos estudantes avançar nos processos de reflexão, de integração cognitiva, de elaboração e reelaboração da prática. Compreendeu-seas metodologias ativas como abordagens pedagógicas em que o estudante tem papel ativo no processo de sua aprendizagem, é responsável por buscar as informações, discutir, procurar as soluções para os problemas, aprender fazendo e refletir criticamente sobre todas as etapas realizadas nas atividades.

Biografia do Autor

Denise Sodré

Mestre em Linguística Portuguesa. Graduada em Letras- Português/Inglês. Especialista em ensino e aprendizagem. Aluna do Curso de Pós-graduação Lato Sensu Processo Educacionais Inovadores – PEI.

Olívia Aparecida Silva

Doutora em Literatura (UnB), Mestre em Letras/ Literatura (UFC), Graduada em Letras (UECE) e Aluna do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Processo Educacionais Inovadores – PEI.  

Rachel Bernardes de Lima, UniCatólica

Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2006). Professora Especialista da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Tocantins. Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Econômicas de Anápolis (1993). 

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Publicado
2021-09-28