A PROFICIÊNCIA DOS ALFABETIZANDOS DE MATO GROSSO PUBLICIZADAS NAS AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS: SIMEC/SISPACTO E ANA

  • Ângela Rita Christofolo de Mello UNEMAT

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a progressão da apropriação dos direitos de aprendizagem dos alfabetizandos de Mato Grosso, inseridos no Sistema Integrado de Monitoramento e Controle/Sistema de Monitoramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, correlacionando-os aos níveis de proficiências editados na Avaliação Nacional da Aprendizagem. A pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, compilou esses resultados e analisou, por equivalências, a consolidação dos direitos de aprendizagem. As análises, dentre outras problematizações, provocaram reflexões vinculadas à formação ofertada aos alfabetizadores. O conhecimento docente é construído gradativamente, por isso a necessidade de insistir em processos formativos sem esperar transformações imediatistas no interior das salas de aulas. Apesar do elevado percentual de crianças que concluíram o ciclo da alfabetização sem consolidarem o processo, as progressões observadas no SisPacto denotaram que a formação continuada ofertada por meio do Pacto, mobilizou inovações pedagógicas que gradativamente poderá elevar os indicadores de aprendizagem.  

Biografia do Autor

Ângela Rita Christofolo de Mello, UNEMAT

Pós-doutorado, doutorado e mestrado em Educação. Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), câmpus universitário de Juara, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), ofertado pela UNEMAT, câmpus de Sinop.

Publicado
2018-02-16