NARRATIVAS AUTORAIS: PÁGINAS IMPRESSAS EM UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE

  • Yandra de Oliveira Firmo UFMT
  • Gilson Moraes da Costa UFMT

Resumo

Neste trabalho objetivamos compreender como as narrativas autorais, por meio do sociodrama, podem contribuir na práxis pedagógica, favorecendo a fruição do encontro, criatividade, consciência crítica e aprendizagem, tendo como protagonistas, alunos da educação básica. Realizamos esta investigação, por meio do entendimento da educação como prática de liberdade de Paulo Freire e o método do sociodrama criado por Jacob L. Moreno. Indagamos de que maneira pode se considerar o sociodrama e suas narrativas, uma metodologia para pesquisa em Educação. Uma ação pedagógica democrática de caráter autônomo e libertador contra opressores e mecanismos de opressão. Ancora-se, nos fundamentos pautados pelo ideário de uma educação para a conscientização crítica e democrática. Podendo vir a ser um dispositivo para a provocação do jovem como protagonista na construção de conhecimento e reconhecimento de si e do mundo a partir de suas próprias histórias. 

Biografia do Autor

Yandra de Oliveira Firmo, UFMT

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso na Linha de Pesquisa: - Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. Arte Educadora. Mestre e Especialista em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Desenvolve suas atividades na área de Educação , Educação e Cidadania, Educação e Sociedade, Relações Raciais, Arte-Educação e Artes Cênicas, com interesse na arte como processo democrático e humanista. Professora Efetiva da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso.

Gilson Moraes da Costa, UFMT

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT); Mestre em Estudos de Linguagem -área concentração: Estudos Literários e Culturais (UFMT-2007), graduado em Comunicação Social - Rádio e Televisão (UFMT-2002). É Professor Assistente no curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso - campus Universitário do Araguaia. Tem experiência como docente do Ensino Superior, Diretor de Produção Audiovisual para TV aberta, e também na área de Artes-visuais, Tecnologia da Comunicação, Programa de Televisão, com ênfase em Edição e Produção, atuando principalmente no seguinte tema: jornalista cinematográfico, documentarista, videodifusão, radiodifusão, movimentos sociais e povos indígenas.

Publicado
2018-02-16