A TERRITORIALIDADE E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE LOCAL POR MEIO DA TV – CENTRO AMÉRICA

  • Mirian Barreto Lellis UFMT
  • Hidelberto de Sousa Ribeiro UFMT

Resumo

Este artigo discute o processo de territorialização cultural na região do Vale do Araguaia como influência do produto televisual. A escolha do tema deveu-se ao fato de que, nessa região, em função de sua formação histórico-geográfica, há uma diversidade sociocultural muito evidente, sobretudo, se se considerar o processo de colonização recente. Assim, estudar esses espaços (território/mídia) implica enveredar por várias abordagens teóricas e metodológicas que vão da Geopolítica às Ciências da Comunicação, tornando os debates acerca da formação de um lugar/território cada vez mais interessantes. Nesse sentido, o objeto de análise deste trabalho é o programa semanal “É Bem Mato Grosso” veiculado pela TV Centro América de Cuiabá. A análise cultural, empreendida a partir do programa, questionou se a programação realizada pela emissora é capaz de representar os 63 municípios receptores do sinal da emissora, contribuindo para a formação de uma identidade local, a qual é constituída por características diversas como os aspectos sociais e econômicos dentre eles: os sotaques, dialetos, as manifestações artísticas e culturais de cada um dos colonizadores do Estado. Dando especial atenção à região do Vale do Araguaia, fronteira com o Estado de Goiás. O arcabouço teórico é fundamentado em Barbero (2004), Coutinho (2008), Catells (1999 e 2004), Rocha (2006) e Sodré (2002), entre outros.

Biografia do Autor

Mirian Barreto Lellis, UFMT

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Mestra pelo mesmo programa e instituição. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela UFMT campus do Araguaia.

Hidelberto de Sousa Ribeiro, UFMT

Professor Titular desde o 24/11/2016, ministra aulas no Programa de Mestrado em Sociologia - PPGS/UFMT, Campus de Cuiabá e em cursos de Graduação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Campus Universitário do Araguaia, Universidade Federal de Mato Grosso, foi Professor-Colaborador-Voluntário da Universidade Estadual de Campinas (2003-2005). Graduado em Ciências Sociais, Licenciatura e Bacharelado, pela Universidade Estadual de Campinas (1987), Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1993), Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), Campus de Araraquara e Pós-Doutor em Geografia Humana pela Universidade Estadual de Campinas (2005).

Publicado
2018-02-16