A ESCOLARIZAÇÃO DOS CONTOS DE FADAS EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: INCIDÊNCIA, AUTORIA E ADAPTAÇÕES
Resumo
Este trabalho, na área de Educação e Linguagem, visa socializar resultados de uma pesquisa, em nível de mestrado, sobre a problemática da escolarização dos contos de fadas em coleções didáticas do Ensino Fundamental I do Programa Nacional do Livro Didático. O objetivo é apresentar características gerais da coletânea das coleções Aprender juntos: letramento e alfabetização e Aprender juntos: língua portuguesa, com foco na análise e interpretação de dados referentes à incidência, à autoria e às principais adaptações decorrentes da escolarização desse gênero. A pesquisa foi alicerçada em procedimentos de análise quantitativa e qualitativo-interpretativista, com sustentação em fontes documentais e aportes teóricos interdisciplinares, como Bakhtin (2003), Cosson (2015) e Soares (2001). Em linhas gerais, os resultados mostraram que há incidência dos contos de fadas em diferentes versões nessas coleções, de autores clássicos e contemporâneos da Literatura Infantojuvenil, numa escolarização que privilegia a seleção de narrativas curtas, com supressões e suavizações.
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