CONSTRUÇÃO DE UM GUIA DE PRÁTICAS E TÉCNICAS PARA A TUTORIA INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR

Palavras-chave: Educação Especial. Ensino Superior. Tutoria Inclusiva. Objeto educacional.

Resumo

O relato de experiência tem por objetivo descrever, em perspectiva teórico-reflexiva, a concepção e construção do “Guia de Práticas e Técnicas para a Tutoria Inclusiva”, instrumento orientador para tutores do Programa de Orientação e Tutoria Inclusiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A metodologia dialoga com conceitos de Braga (2015) quanto a aspectos pedagógicos e técnicos para a construção de Objetos de Aprendizagem (OAs). O objetivo do Guia é constituir-se em material didático, utilizado por tutores como ferramenta introdutória e de auxílio permanente, contendo informações, orientações e recursos para planejamento, contribuindo tutores e tutorados. Nos desafios encontrados estão o incremento de técnicas que possam ser desenvolvidas em formato remoto ou presencial, na perspectiva inclusiva. Finalizada a versão inicial, outras etapas consistem na validação do Guia junto a tutores, tutorados e gestores da Universidade para, após, uma reedição do material, com ampliação de sua acessibilidade.

Biografia do Autor

Jéssica Beatriz da Silva Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Serviço Social. Mestranda em Educação Especial. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Cláudia Rosana Kranz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Matemática. Mestre e doutora em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Publicado
2021-06-23