ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL EM MUSEUS DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA ASSISTIVA
Resumo
Este artigo apresenta os anteparos legais e orientadores para a acessibilidade em museus e discute a aplicação da Tecnologia Assistiva como um meio para transpor a barreira comunicacional presente em exposições, defendendo a responsabilidade dos museus de ciências no processo de inclusão sociocultural. A discussão aqui proposta integra uma pesquisa mais ampla, em que se defende como premissa a qualificação das ações educativas em museus de ciências. Dessa maneira, o presente artigo objetiva tecer considerações fundamentadas na literatura sobre as recomendações existentes, levando em conta as dimensões política e ética da acessibilidade. Além disso, pretende lançar algumas reflexões a partir da opinião de visitantes cegos e surdos. Para alcançar tais objetivos, foi proposta uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa amparada nos procedimentos da pesquisa documental e pesquisa de levantamento. Almeja-se que a fundamentação elaborada oriente as etapas subsequentes de concepção e construção de materiais didáticos para a promoção da inclusão de visitante com deficiência em espaços culturais. De igual maneira, espera-se que a sistematização dos dados coletados nos questionários possa contribuir para futuros estudos sobre a temática.
Referências
_______. NBR 1599: Acessibilidade - Comunicação na Prestação de Serviços. Rio de Janeiro: ABNT, 2008.
BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia Assistiva. Brasília: CORDE, 2009.
BRASIL. Decreto-lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Lex: Coletânea de legislação: edição federal, Brasília.
BRASIL. Decreto-lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências. Lex: Coletânea de legislação: edição federal, Brasília.
BRASIL. Decreto-lei nº 12.343, de 02 de dezembro de 2010. Institui o Plano Nacional de Cultura - PNC, cria o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais - SNIIC e dá outras providências. Lex: Coletânea de legislação: edição federal, Brasília.
BRASIL. Decreto-lei nº 8.124, de 17 de outubro de 2013. Institui o Estatuto de Museus. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 18 nov. 2013, Seção 1.
BRASIL. Decreto-lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lex: Coletânea de legislação: edição federal, Brasília.
BERSCH, Rita. 2005. Introdução à Tecnologia Assistiva. Disponível em: http://www.cedionline.com.br/artigo_ta.html. Acesso em 20 fev 2021.
CAMBIAGHI, Silvana. Desenho Universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas. 3ª edição revista. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2018.
CARDOSO, Eduardo, KOLTERMANN, Tânia Luisa. Recursos para Acessibilidade em Sistemas de Comunicação para usuários com deficiência. Revista Design & Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v.2, p. 8-21, 2010.
FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
FREITAS, Sônia Maria. História Oral - Procedimentos e possibilidades. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GOFFMAN, Erving. 1922-1982. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Erving Goffman. [tradução de Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes]. - 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008;
LUPTON, Ellen (org.). Intuição, ação, criação: graphic design thinking. São Paulo: GGili, 2013.
SANDERS, Elizabeth B. N.; STAPPERS, Pieter Jan Co-creation and the new landscapes of design. CoDesign International Journal of CoCreation. Design and the Arts, 4(1), 2008, pp. 5-18.
RADABAUGH, Mary Pat (1993) NIDRR's Long Range Plan - Technology for Access and Function Research Section Two: NIDDR Research Agenda Chapter 5: TECHNOLOGY FOR ACCESS AND FUNCTION – Disponível em: http://www.ncddr.org/rpp/techaf/lrp_ov.html. Acesso em 20 fev 2021.
ROCHA, Eucenir Fredini; CASTIGLIONI, Maria do Carmo. Reflexões sobre recursos tecnológicos: ajudas técnicas, tecnologia assistiva, tecnologia de assistência e tecnologia de apoio . Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 97-104, 2005. DOI: 10.11606/issn.2238-6149.v16i3p97-104. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/13968. Acesso em: 23 fev. 2021.
SALASAR, Desirée Nobre. Um museu para todos: museu para programa de acessibilidade. Pelotas: Ed. da UFPel, 2019.
SARRAF, Viviane Panelli. A comunicação dos sentidos nos espaços culturais brasileiros: estratégias de mediações e acessibilidade para as pessoas com suas diferenças. Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
_______. Acessibilidade Cultural para pessoas com deficiência - benefício para todos. Revista do Centro de Pesquisa e Formação, n.6, 2018, p. 23-43
TOJAL, Amanda. Políticas de acessibilidade comunicacional em museus: para quê e para quem? Revista Museologia & Interdisciplinaridade, 4 (7), 151-189, 2015
SILVERMAN, David. Interpretação de dados qualitativos: métodos para análise de entrevistas, textos e interações. Trad. Madga França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2009.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).