ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL EM MUSEUS DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA ASSISTIVA

Palavras-chave: Tecnologia. Educação. Exposição. Inclusão. Deficiência

Resumo

Este artigo apresenta os anteparos legais e orientadores para a acessibilidade em museus e discute a aplicação da Tecnologia Assistiva como um meio para transpor a barreira comunicacional presente em exposições, defendendo a responsabilidade dos museus de ciências no processo de inclusão sociocultural. A discussão aqui proposta integra uma pesquisa mais ampla, em que se defende como premissa a qualificação das ações educativas em museus de ciências. Dessa maneira, o presente artigo objetiva tecer considerações fundamentadas na literatura sobre as recomendações existentes, levando em conta as dimensões política e ética da acessibilidade. Além disso, pretende lançar algumas reflexões a partir da opinião de visitantes cegos e surdos. Para alcançar tais objetivos, foi proposta uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa amparada nos procedimentos da pesquisa documental e pesquisa de levantamento. Almeja-se que a fundamentação elaborada oriente as etapas subsequentes de concepção e construção de materiais didáticos para a promoção da inclusão de visitante com deficiência em espaços culturais. De igual maneira, espera-se que a sistematização dos dados coletados nos questionários possa contribuir para futuros estudos sobre a temática.

Biografia do Autor

Bárbara Campos Gines Lorena de Souza Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Especial, UFRN

Elizabeth Romani, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora, UFRN

Amanda Caetano Pereira Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Design, UFRN

Isadora Rocha de Medeiros Liberalino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Design, UFRN

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Publicado
2021-06-23