QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E A EXPERIÊNCIA DO CÂMPUS DE MIRACEMA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Palavras-chave: Igualdade Étnico-racial. Identidade. Universidade.

Resumo

A necessidade de uma discussão mais aprofundada envolvendo a história e cultura de povos africanos e afro-brasileiros nos cursos de nível superior apresentou-se como estratégia para o enfrentamento do racismo e da discriminação racial em nossa sociedade (CARNEIRO, 1996; BACCEGA, 1995; MUNANGA, 2009;). As Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nos abriram possibilidades para o enfrentamento das mentalidades, discursos e práticas racistas, no campo da formação educacional. Assim, os trabalhos foram articulados com base em leituras, diálogos, construção de planos de ensino para disciplinas e eventos voltados à comunidade acadêmica e externa. A metodologia proposta para a sistematização dos resultados de pesquisa, planejamento e intervenção baseou-se no relato de experiências envolvendo quatro cursos de graduação. Os resultados sinalizaram positivamente para a construção da identidade racial dos discentes, bem como para um envolvimento consciente da comunidade universitária sobre questões étnicas e raciais.

Biografia do Autor

Ana Corina Machado Spada, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em educação, docente da Universidade Federal do Tocantins.

Francisco Gonçalves Filho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em educação, docente da Universidade Federal do Tocantins. 

Referências

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Publicado
2022-05-12