A ETNOGRAFIA NO ESTUDO DO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir a utilização da Etnografia Educacional como base metodológica para investigar o cotidiano da Educação Antirracista. Fazendo uso da pesquisa bibliográfica tivemos como suporte teórico Gomes (2017, 2010), Regis (2015), Mattos (2011a, 2011b), André (2009), dentre outros. Diante do estudo compreendemos que a demanda por uma Educação Antirracista não se expressa unicamente pela Lei nº 10.639/2003, mas fundamenta-se na trajetória do Movimento Negro, de forma que para conhecer o cotidiano da Educação Antirracista temos na Etnografia Educacional uma metodologia capaz de dar vazão à complexidade da temática ao mesmo tempo que reconhece sua filiação com a realidade das populações negras. Contudo, é preciso ter clareza metodológica, ter fidelidade às características básicas da Etnografia, trazendo para as pesquisas educacionais tanto o rigor científico como a poésis numa correlação com a vida que pulsa na realidade do contexto de inserção e nas vivências dos interlocutores.
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