A EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL: A EJA COMO INSTRUMENTO QUE CONSIDERA A TRAJETÓRIA SOCIAL E EDUCACIONAL DE SUJEITOS
Resumo
O presente artigo trata da temática da construção da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil a partir do processo histórico e pedagógico, considerando a multidimensionalidade de sua trajetória. As reflexões se desdobraram no sentido de definir esse conceito no espaço da cidade e, por fim, refletir sobre a dimensionalidade e os horizontes da EJA. Essa proposta de análise se desenvolveu a partir da metodologia da pesquisa bibliográfica fazer um estudo com a abordagem histórico-crítica, que busca, a partir do estudo do processo histórico, analisar e refletir sobre o desenvolvimento da dinâmica educacional no Brasil voltada a jovens e adultos. Neste sentido, espera-se contribuir para o aprofundamento das questões voltadas à Educação de jovens e adultos em termos conceituais e históricos, dialogando e estabelecendo relações com outras formas de percepção deste processo.
Referências
ARROYO, Miguel. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BRASIL. Documento Base Nacional. Desafios da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. MEC: 2008. Disponível: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/confitea_docbase.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020.
CAPUCHO, Vera. Educação de Jovens e Adultos: práticas pedagógicas e fortalecimento da cidadania. São Paulo: Cortez, 2012.
CATELLI JR., Roberto, DI PIERRO, Maria Clara, GIROTTO, Eduardo Donizeti. A política paulistana de EJA: territórios e desigualdades. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 30, n. 74, p. 454-484, maio/ago. 2019. Disponível: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/5734. Acesso em: 20 fev. 2020.
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
DREYER, Loiva. Alfabetização: o olhar de Paulo Freire. In: Anais do X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2011. Pontífice Universidade Católica do Paraná. Curitiba, PR: Educere, 2011. Disponível: https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5217_2780.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 67. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
HADDAD, Sérgio, DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação. 2000, n.14, pp.108-130. Disponível: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782000000200007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 fev. 2020.
MARX, Karl. Sobre a questão judaica. São Paulo: Boi tempo, 2010.
PIERRO, M.C. Educação de jovens e adultos - EJA. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
VIERIA, Evaldo. Os direitos e a Política Social. São Paulo: Cortez, 2004.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).