ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NOTAS SOBRE UM RESSIGNIFICAR DO SER E DO APRENDER

Palavras-chave: Formação Docente. Infância. Pedagogia.

Resumo

O presente artigo insurge das reflexões advindas a partir do acompanhamento do Estágio Supervisionado desenvolvido no período de 02 de janeiro a 04 de fevereiro de 2019, em uma escola municipal de educação infantil da cidade de Aracaju, realizado na turma Infantil 04 (crianças de 04 anos de idade). Trata-se de um dos estágios curriculares exigidos para obtenção do grau de licenciado em Pedagogia, essencial para a construção da complexa, ampla e multidimensional identidade profissional do pedagogo. Nesse sentido, aqui está representado e ressignificado uma série de questões relativas à área da Educação, especificamente a Educação Infantil. A partir da análise de dados, foi percebida a predominância de abordagens que não consideram a criança como protagonista de seu processo de aprendizagem, demandando reflexões sobre práxis pedagógicas que constituam uma reconfiguração desse processo.

 

Biografia do Autor

Débora dos Reis Silva Backes, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Pedagoga e psicopedagoga.  

Referências

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Publicado
2022-07-05