ESTUDO SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA): BENEFÍCIOS E DESAFIOS
Resumo
Este trabalho realiza um estudo sobre o uso das tecnologias digitais no processo de educação, visto que já não podemos desassociar o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino aprendizagem, utilizando inteligência artificial (IA). Considerando estarmos enfrentando uma pandemia, a da COVID-19, devemos estar preparados para participar de forma ativa, direcionada e eficiente fazendo com que o discente tenha a melhor experiência e aprendizagem possível. A IA é uma área das ciências da computação que estuda o fenômeno da inteligência e que através dela podem ser construídos instrumentos para apoiar a inteligência humana, por meio de mecanismos ou de softwares. O uso da IA na educação tem sido significante, principalmente na educação a distância, pois pode ser trabalhada com interações entre o docente e discente e diretamente no ambiente de aprendizagem com jogos, quiz, dentre outros.
Referências
ALENCAR, Antônio Juarez; SCHMITZ, Eber Assis; CRUZ, Leôncio Teixeira. Assistentes Virtuais Inteligentes: Conceitos e estratégias. Brasport, 2013.
BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.
BORGES, R., Marques, C., Lima, R., & de Souza, J. A. B. M. (2017, October). Tutor Inteligente para Recomendação de Atividades de Programação em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 6, No. 1, p. 922).
BOTTINO, A., LAURENTINI, A. Experimenting with non instructive motion capture in a virtual environment. The visual Computer 17(1), p. 14–29. 2001.
SANTOS, A. M. A. dos, FURLAN, F. M., SILVA, G. A. P. da, SANTOS, E. D. A. dos; ROSA, A.
R. da. Trabalho docente mediado por tecnologia de inteligência artificial. Brazilian Journal of Development, 6(7), 53096-53108, (2020).
GSMA. “Relatório de Economia Móvel”, 2013. Disponível em: https://www.gsma.com. Acessado em: 10/09/2020.
IBM. “Utilização da IA” , 2021. Disponível em: https://www.ibm.com/br-pt/cloud/ai. Acessado em: 02/01/2021
LOZZA, Rodrigo, RINALDI, Giullia Paula. O uso dos jogos para a aprendizagem no ensino superior. Caderno PAIC 18.1 (2017): 575-592.
MADERER, J. Artificial intelligence course creates AI teaching assistant. Georgia Tech News Center, 9 May 2016.
MAIA, Dennys Leite, and Marcilia Chagas Barreto. Tecnologias digitais na educação: uma análise das políticas públicas brasileiras. EFT: Educação, Formação & Tecnologias 5.1 (2012): 47-61.
MEDEIROS, Tania. Fundamentos da Educação a Distância. Trabalho de conclusão de curso Pós-Graduação Lato Sensu, São Paulo. 2014.
MORAN, J. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 27-45, 2015
POPENICI, S. A.; KERR, S. Exploring the impact of artificial intelligence on teaching and learning in higher education. Research and Practice in Technology Enhanced
Learning, 12(1), 1-13, 2017.
PREBIANCA, Gicele Vergine Vieira, et al. O uso de softwares educacionais como ferramentas mediacionais e de inclusão tecnológica. ETD: Educação Temática Digital 15.3 (2013): 474-494.
KOK, J. N., BOERS, E. J., KOSTERS, W. A., VAN DER PUTTEN, P.; POEL, M. Artificial
intelligence: definition, trends, techniques, and cases. Artificial intelligence, 1, 1-20, 2009.
SEMENSATO, M. R., FRANCELINO, L. D. A.; Malta, L. S. O Uso da Inteligência Artificial na Educação à Distância. Revista Cesuca Virtual: Conhecimento sem Fronteiras-ISSN, 2318(4221), 29-40, 2015.
SCHALKOFF, Robert J. Artificial intelligence: an engineering approach. New York: McGraw-Hill, 1990.
SYNNEX Westcon. Quais Os Impactos Da Inteligência Artificial Na Educação?, 2021. Disponível em: 'https://blogbrasil.westcon.com/quais-os-impactos-da-inteligencia-artificial-na- educacao'. Acessado em 03/02/2021.
VIVO, F. T. Experiências avaliativas de tecnologias digitais na educação. 1. ed. - São Paulo, SP, 2016.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).