SEMENTES DO AMANHÃ
Resumo
O texto tem como objetivo compreender quais são as ações educativas desenvolvidas por uma instituição de educação não-formal, localizada na cidade do Recife, que acolhe crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social. Dentre as ações, o estudo foca o grupo musical Sementes do Amanhã e as concepções de educação do professor em suas práticas de educação musical voluntária, realizadas na instituição. O trabalho mostra que as crianças aprendem no convívio, mais que teoria e prática musical e levam para a vida a construção de relações sociais, o estreitamento de laços afetivos e a possibilidade de sonhar e transformar realidades.
Referências
FERRARI, Monia de Melo. A migração nordestina para São Paulo no segundo governo Vargas (1951-1954) - Seca e desigualdades regionais. 2005. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª Edição. São Paulo. Paz e Terra. 1996.
GASPAR, Lúcia. Fundação Joaquim Nabuco. Recife, 2020.
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, educador(a) e projetos sociais de inclusão social. Meta: Avaliação. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 28-43, jan./abr. 2009.
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.50, p.27-38, jan/mar, 2006.
GOMES, Adriana. Os impressos e a criminalização do espiritismo no Código Penal de 1890: os debates retóricos em periódicos do Rio de Janeiro, 2015. Disponibilidade em https://www.bn.gov.br/producao/documentos/impressos-criminalizacao-espiritismo-codigo-penal-1890 Acesso em 11 mar.2021.
KREUTZ, Katia. Hollywood: da Era de Ouro aos Blockbusters. Disponibilidade em https://www.aicinema.com.br/hollywood-da-era-de-ouro-aos-blockbusters/ Acesso em: 11 mar.2021.
LIMA, Vânia Mara Alves. A documentação audiovisual. Tópicos para o ensino de biblioteconomia: volume I[S.l: s.n.], p. 190 , 2016. Disponibilidade em: http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/biblioteca/acervo/producao-academica /002749728.pdf > Acesso em: 11 mar.2021.
LISBOA, Anna Carla Luz. O processo de documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil: um olhar para a dimensão estética. 2019. Dissertação. (Mestrado em Educação). Unisul. Disponibilidade em http://www.riuni.unisul.br/handle/12345/8083 > Acesso em: 03 mar.2020.
MACALINI, Edson Rodrigues. O ensino de artes nas ong’s: fatores históricos que implementaram as parcerias entre setor público e privado. Revista Educação, Artes e Inclusão, Volume 6, número 2, Ano 2012, p.1-11.
MUNIZ, Ricardo. Espiritismo era crime no Código Penal de 1890, punido com até seis meses de prisão. Disponibilidade em http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1554393-5603,00-ESPIRITISMO+ERA+ CRIME+NO+CODIGO+PENAL+DE+PUNIDO+COM+ATE+MESES+DE+PRISAO.ht ml > Acesso: em 11 mar.2020.
RIEDO, Cássio Ricardo Fares. Dicas para a criação de roteiros curtos. 2018a. Disponibilidade em https://www.blogs.unicamp.br/apedra/2018/08/30/dicas-para-a-criacao-de-roteiros-curtos/#targetText=No%20post%20anterior%2C%20foram%20apresentados,elemento %20utilizado%20na%20produ%C3%A7%C3%A3o%20audiovisual%E2%80%9D Acesso em: 02 fev.2020.
RIEDO, Cássio Ricardo Fares. O contexto da roteirização de vídeos educacionais. 2018b. Disponível em < https://www.blogs.unicamp.br/apedra/2018/06/05/roteirizacao-contexto/ >
Acesso em: 02 fev.2020.
SOARES, Vinicius. Mapa de Palco, Rider Técnico e Input List: sua banda já possui? Disponível em < https://opalcodigital.com.br/site/mapa-de-palco-rider-tecnico-e-input-list-sua-banda-possui/#:~:text=O%20Mapa%20de%20Palco%20informa,acess%C3%B3rios%20mencionados%20no%20input%20list.&text=Um%20mapa%20bem%20feito%20d%C3% A1,a%20casa%20que%20ir%C3%A1%20tocar > Acesso em: 04 abr.2020.
SPOSITO, Marília Pontes. Juventude e Educação:
interações entre a educação escolar e educação não-formal. Educação e Realidade, n.33(2), p.83-98, jul/dez, 2008.
VERARDI, Cláudia Albuquerque. Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj): uma "Casa" de Pesquisa, Educação e Cultura. Disponibilidade em http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=1158%3Afundacao-joaquim-nabuco-uma-casa-de-cultura-e-educacao&catid=41%3Aletra-f&Itemid=1
Acesso em: 11 mar.2021.
WOJCIECHOWSKI, Mônica. Como Fazer um Roteiro. 2017. Disponível em < https://www.aicinema.com.br/como-fazer-um-roteiro/ > Acesso em: 10 jan.2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).