REVISÃO E REESCRITA DO GÊNERO PLANO DE AULA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO EM LETRAS
Resumo
Este estudo objetiva verificar como os processos de revisão e de reescrita se constituem no gênero discursivo plano de aula de professores em formação em uma Licenciatura em Letras, na disciplina de estágio supervisionado obrigatório. A pesquisa amparou-se nos pressupostos da concepção dialógica de linguagem, compreendida pelo viés da Linguística Aplicada, e nas pesquisas desenvolvidas no Brasil sob essa vertente. A fim de alcançar o objetivo proposto, foram selecionados oito planos de aula, elaborados por professores em formação, para aplicação de oficinas nas turmas de ensinos Fundamental e Médio. Os resultados das análises demonstram: a) a professora-supervisora empregou as revisões resolutiva, textual-interativa e indicativa; b) os professores em formação utilizaram as operações linguístico-discursivas de adição, supressão e substituição, sendo a primeira em maior número; c) as características próprias do gênero definem o trabalho de revisão do professor e de reescrita por parte do professor em formação.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).