REVISÃO E REESCRITA DO GÊNERO PLANO DE AULA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO EM LETRAS

  • Risoleta Ferreira dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Ângela Francine Fuza Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

Este estudo objetiva verificar como os processos de revisão e de reescrita se constituem no gênero discursivo plano de aula de professores em formação em uma Licenciatura em Letras, na disciplina de estágio supervisionado obrigatório. A pesquisa amparou-se nos pressupostos da concepção dialógica de linguagem, compreendida pelo viés da Linguística Aplicada, e nas pesquisas desenvolvidas no Brasil sob essa vertente. A fim de alcançar o objetivo proposto, foram selecionados oito planos de aula, elaborados por professores em formação, para aplicação de oficinas nas turmas de ensinos Fundamental e Médio. Os resultados das análises demonstram: a) a professora-supervisora empregou as revisões resolutiva, textual-interativa e indicativa; b) os professores em formação utilizaram as operações linguístico-discursivas de adição, supressão e substituição, sendo a primeira em maior número; c) as características próprias do gênero definem o trabalho de revisão do professor e de reescrita por parte do professor em formação.

Biografia do Autor

Risoleta Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Tocantins.

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui licenciatura e mestrado em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutorado em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), no Câmpus de Porto Nacional. Na graduação, leciona disciplinas na área de Estágio Supervisionado, Letramentos e Linguística Aplicada.

Publicado
2018-07-19