AS INTERSECCIONALIDADES DO CORPO NA ESCOLA: O GÊNERO E A SEXUALIDADE BATEM NA PORTA
Resumo
A escola é formada por corpos plurais, mas os gêneros e as sexualidades são vivenciados por indivíduos, indicando que o que se aplica à essência do ser humano também se aplica aos corpos. Este estudo aborda os limites e possibilidades dos corpos na escola, tendo em vista as violências presentes nas práticas disciplinares sobre os corpos. Além disso, os corpos e suas sexualidades, quando vivenciados fora dos padrões pré-estabelecidos pela sociedade atual, não são binários. O percurso metodológico se inicia com a observação direta nas escolas, na realização de palestras e na identificação das abordagens sobre as temáticas por parte dos professores, seguidas por uma revisão bibliográfica mais aprofundada. Depreende-se, por fim, que as escolas e os professores optam pela abordagem biológica do corpo, por um ocultamento das sexualidades e por uma certa indiferença nas abordagens de gênero, muitas vezes pelo desconhecimento, por falta de interesse ou por valores de cunho moral ou religioso.
Referências
ARAÚJO, Maria Luiza Macedo. História crítica da Sexualidade. In: SILVA. M, C. A; SERAPIÃO. J. J; JURBERG. P; Sexologia: fundamentos para uma visão interdisciplinar. Rio de Janeiro: Editora Central da Universidade Gama Filho. 1977. pp.24-66.
ARAUJO, Rubra Pereira. Estranhando o Currículo: a temática homoafetiva no ensino de literatura infantil. 1ed.-Rio de Janeiro: Metanoia, 2018.
ARAÚJO, Jair Bueno; VILHENA, Valéria Cristina; O Corpo Reprimido. In II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SEXUAL - GÊNERO, DIREITOS E DIVERSIDADE SEXUAL: TRAJETÓRIA ESCOLARES. 2011. Maringá. Anais. Disponível em: http://www.sies.uem.br/trabalhos/2011/250.pdf acesso em 10 Fev 2021.
BELTRÃO, Ierecê Rego. Copos dóceis, Mentes Vazias, Corações frios: didática: o discurso científico do disciplinamento. São Paulo: Imaginário, 2020.
BRUNET, Orlando. Michel Foucault: os corpos dóceis. 2009. Disponível em: https://faceaovento.com/2009/12/21/michel-foucault-os-corpos-doceis Acesso em: 1 mar. 2021.
CORBIN, Alain.; COURTINE, J. J.; VIGARELLO, G. (Org.). História do corpo: da revolução a grande guerra. Petrópolis: Vozes, 2020. v. 1.
GEBARA, Ivone. Rompendo o silêncio, (Tradução de Lúcia Mathilde E. Orth). Petrópolis, Vozes, 2000.
GIDDENS, Antony. A transformação da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1993. 228p.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
LANZ, Leticia. O corpo da roupa: a pessoa Transgênera entre a transgressão e a conformidade com as normas de gênero. Curitiba: Transgente, 2015.
LAQUEUR, Thomas. Inventando o sexo: corpo e gênero dos gregos a Freud. Tradução Vera Whately. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
____________. Pedagogias da sexualidade. In: _____ (org.) O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. Ed. 5ª reimpressão. Ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2017
LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLER, Silvana Vilodre. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo. 9 ed. 5ª reimpressão- Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi. Educação Sexual Repressiva: padrões definidores de normalidade. In: SOUZA, C. B. G. de; RIBEIRO, P. R. M. R. (Orgs.). Sexualidade, Diversidade e Culturas Escolares: contribuições ibero-americanas para estudos de educação, gênero e valores. Araraquara; Alcalá de Henares: FCLar Unesp Lab Editorial; Universidade de Alcalá, v.9, p. 67-83, 2008.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Souza. 3ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
MONTEIRO, Solange Aparecida de Souza, BACK, Jeizi Loici. Notas introdutórias sobre o lugar do corpo e sua interface entre gênero e sexualidade na base nacional comum curricular. Revista Humanidades & Inovação. v. 7 n. 27 (2020): Educação sexual e sexualidade: desafios, modos de existência, saberes e linguagens. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/94 acesso em 11 Fev 2021.
OLIVEIRA, Renato José. Ética na escola: (re)acendendo uma polêmica. Educ. Soc., Campinas , v. 22, n. 76, p. 212-231, Oct. 2001 . Disponivel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000300012 accesso em 20 Fev 2021.
PERELMAN, Chaim. Ética e direito. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
PERELMAN, Chaim, OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: A nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
PRADO FILHO, Kleber; TRISOTTO, Sabrina. O corpo problematizado de uma perspectiva histórico-política. Psicol. estud., Maringá , v. 13, n. 1, p. 115-121, Mar. 2008 . Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pe/v13n1/v13n1a13.pdf Acesso: 11 Fev 2021.
Autor 1,______.
REINA, Fabio Tadeu; VOLPE, Alexandre Alberto Scabello. SOU GAY! E DAÍ? Revista Humanidades & Inovação. v. 7 n. 27 (2020): Educação sexual e sexualidade: desafios, modos de existência, saberes e linguagens. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/94 acesso em 11 Fev 2021.
RUBIN, Gayle. Pensando sobre sexo: notas para uma teoria radical da política da sexualidade. Cadernos Pagu, Campinas, n. 21, p. 1-88, 2003. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/1582 Acesso em 10 Fev. 2021.
SANTOS, Boaventura de Souza Santos. O fim do Império Cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. 1.ed.- Belo Horizonte: Autentica Editora, 2019.
SILVA, Daniel Vieira. Diálogos sobre escola e diferença: uma perspectiva interseccional sobre o cotidiano escolar. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, V. 3 N. 1 – pag 154-169 (mar - jun 2017): “Gênero, Sexualidade, Política e Educação” Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae Acesso em 10 Fev de 2021
TREVISAN, João Silvério. Devassos no Paraiso: a homossexualidade no Brasil, da colônia a atualidade. 4ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.
WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, G. L. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a Educação. 3.ed: 2. Reimp. –Belo Horizonte: Autentica Editora, 2016.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).