O ACIRRAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA E AS CONDIÇÕES ATUAIS DAS LUTAS DOS TRABALHADORES: IMPASSES INSOLÚVEIS PARA A CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA UNIVERSAL DE SAÚDE?

Palavras-chave: Crise do Capital. Questão Social. Pandemia. Luta dos Trabalhadores. Sistema Universal de Saúde.

Resumo

Com a crise de saúde pública mundial provocada pela pandemia do novo coronavírus, o cotidiano foi alterado com a adoção de medidas restritivas de isolamento social para interromper a cadeia de contágio, o que acarretou fortes impactos na produção e no consumo. Este cenário recoloca para o debate as novas condições históricas que acirraram a chamada questão social, colocando as lutas sociais como uma das formas de apreender a relação entre a crise estrutural do capital e as repercussões sobre as políticas sociais. Busca-se refletir sobre os impasses para a viabilização de um sistema universal de saúde a partir das bases ideológicas e políticas que moveram a Reforma Sanitária brasileira desde os anos de redemocratização do País. Com base nesses argumentos, intenta-se resgatar a direção das lutas pela saúde mediante a fronteira da exploração e da sobrevivência humana, mediadas pela crise estrutural do capital no contexto pandêmico.

Biografia do Autor

Angélica Luiza Silva Bezerra, UFAL

Professora do curso de Serviço Social da Unidade Educacional Palmeira dos Índios/Campus Arapiraca/ Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora pelo Programa do Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (PPGSS/UFPE). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Reprodução Social (PPGSS/UFAL).

Silvana Márcia de Andrade Medeiros, UFAL

Professora do curso de Serviço Social da Unidade Educacional Palmeira dos Índios/Campus Arapiraca/ Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora pelo Programa do Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (PPGSS/UFPE). Membro do Grupo de  Pesquisa e Extensão Políticas Públicas, Controle Social e Movimentos Sociais (PPGSS/UFAL).

Referências

ANTUNES, Ricardo. Coronavírus: o trabalho sob o fogo cruzado. São Paulo: Boitempo, 2020. Disponibilidade em: https://blogdaboitempo.com.br/2020/07/10/o-maior-imperativo-de-nosso-tempo/ Acesso em: 24 ago. 2020.
BRASIL. Projeto de Lei complementar nº 38, de 2017. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, 8.036, de 11 de maio de 1990, e nº 8.212, de 24 de julho de 1991, a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho. Brasília: Câmara dos Deputados [2017]. Disponibilidade em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/129049. Acesso em: 19 nov. 2020.
BERLINGUER, Giovanni et all. Reforma Sanitária: Itália e Brasil. São Paulo: CEBES: Hucitec, 1988.
CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. SUS: o que e como fazer? Ciência & Saúde Coletiva. V. 23, n. 6. Rio de Janeiro, 2018.

_________ Reflexões sobre a construção do Sistema Único de Saúde (SUS): um modo singular de produzir política pública In Serviço Social & Sociedade. Ano XXVII n. 87 set. / 2006b.

DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATISTICA E ESTUDOS SOCIOECONOMICOS. Boletim de Conjuntura, n. 22, mai., 2020a. Disponibilidade em:https://www.dieese.org.br/boletimdeconjuntura/2020/boletimConjuntura022.html.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.
DIAS, Edmundo Fernandes. O possível e o necessário: As estratégias da esquerda. In Outubro – Revista do Instituto de Estudos Socialistas. n. 3, 1999.
ESCOREL, Sarah. Reviravolta na saúde: origem e articulação do movimento sanitário. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1999. 206p.
FORUM DA REFORMA SANITÁRIA. O SUS pra valer: universal, humanizado e universal. Rio de Janeiro, 2006.
GALLO, Edmundo Nascimento, Paulo César Hegemonia, bloco histórico e movimento sanitário In TEIXEIRA, Sonia Fleury (org.). Reforma sanitária: em busca de uma teoria. 2. ed. São Paulo: Cortez: ABRASCO,1995.

IASI, Mauro Luis A crise do capital: a era da hipocrisia deliberada. Revista Praia Vermelha: Estudos de Política e Teoria Política. V. 1, n. 1. Rio de Janeiro: UFRJ. Escola de Serviço Social, 2009.
LUXEMBURGO, Rosa. Reforma ou revolução? 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2001.

MARX, K. O Capital. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

_____. O Capital. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
_____. O Capital, São Paulo: Nova Cultural, 1985.

MEDEIROS, Silvana Márcia de Andrade. Direção das lutas dos trabalhadores: o caso da Reforma Sanitária brasileira. 2008. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Programa de Pós-graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.

MENDES, Eugênio Vilaça. As políticas de saúde no Brasil nos anos 80: a conformação da reforma sanitária e a construção da hegemonia do projeto neoliberal. MENDES et al Distrito sanitário: o processo social de mudança das práticas sanitárias do Sistema Único de Saúde. São Paulo: Hucitec, Rio de Janeiro: Abrasco, 1999.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2002.

_______. Introdução à nova edição: Outro mundo é possível e necessário. In: O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004.

NETTO. Crise do capital e consequências societárias. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 111, p. 413-429, 2012.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Números de casos – 03 de fevereiro de 2021. Disponibilidade em: https://www.paho.org/pt/covid19 Acesso em: 03 fev. 2021.
Publicado
2021-06-23