CURRÍCULO E ENSINO DO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: APONTAMENTOS DOCENTES SOBRE A REDE EDUCANORTE
Resumo
O Curso de Doutorado em Educação na Amazônia se constituiu como prioridade institucional das diferentes universidades associadas da região Norte, comprometidas com a ampliação da pós-graduação stricto sensu, especificamente nas áreas de conhecimento voltadas para o desenvolvimento sustentável, para a preservação dos ambientes naturais e, em especial, para a educação da Amazônia. Estes são princípios de seu projeto de curso que se estrutura em rede e articula pesquisadores vinculados a nove IES amazônicas (UEA, UFAM, UFPA, UNIR, UFRR, UFAC, UNIFAP, UFOPA e UFT), que formam a rede Educanorte de instituição coordenadora, instituição polo ou instituição associada, visando o desenvolvimento, aprofundamento e qualificação do conhecimento produzido acerca das práticas educativas da região amazônica. O texto é um estudo teórico, uma produção resultante de Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa Documental com/no documento Análise de Propostas de Cursos Novos (APCN), sobre o itinerário curricular e a experiência de oferta dos componentes curriculares mediados por tecnologias digitais, retratando currículo e didática do curso, dialogando com autores como: Paulo Freire (2015), Terezinha Rios (2010), Bernard Charlot (2000), José Augusto Pacheco (2005), Alice Lopes e Elizabeth Macedo (2011), Lúcia Santaella (2004, 2013), Marco Silva (2002, 2006), Margarita Victoria Gomez (2004). Nas Considerações Conclusivas fazemos apontamentos dos desafios do Doutorado em rede e sobre “Ensino Presencial” mediado por “Tecnologias Digitais Ciberculturais (TDC)”.
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