QUE ÁFRICA É ESSA ESTUDADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL? UM ESTUDO DE CASO
Resumo
Este artigo pretende contribuir para um novo momento na formulação de políticas de combate à discriminação etnorracial na educação. Dizemos novo porque parte do princípio de estimular professores(as) a serem pesquisadores(as) em suas salas de aula. Ele é fruto de um projeto interdisciplinar realizado no final do ano de 2019. Nesse sentindo, surgiu um desejo coletivo entre os docentes de História e os discentes de 6º ao 9º do Ensino Fundamental dos Anos Finais, em investigar os conteúdos de uma coleção de livros didáticos de uma escola de rede pública e analisar a Lei n. 10.639/2003, que versa sobre o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana, enquanto efetivação em sala de aula. Esperamos que, ao emergirem nesse texto, tragam consigo um encantamento oriundo de uma fonte de novidades e partilhamos esse projeto que pode ser feito em qualquer instituição da educação básica.
Referências
___________. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC/SEF, 2004.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF. 1998. Ensino de quinta a oitava séries.
CAMERA, Augusto; FABIETTI, Renato. Elementi di Storia 1: dal XIV al XVII secolo. 4ª ed. Bolgna: Zanichelli, 1997.
COUTINHO, Ana Cecília Porto Cunha et al. Raça, etnia e a escola: possibilidades de Implementação da Lei 10.639/03. Cadernos de Pedagogia, ano 2, v. 2, n. 4, ago.-dez./2008, p. 74-85.
DEL PRIORE, Mary; VENÂNCIO, Renato Pinto. Ancestrais: uma introdução à história da África Atlântica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005, p. 19.
NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: perspectiva, 2017.
RODRIGUES, Jaime. África, uma sociedade mais feliz do que a nossa: escravos e senhores transitórios nas redes do tráfico negreiro. In: Projeto História. São Paulo: EDUC, n. 27, jul./dez. 2003.
SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2007.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).