AS MIUDEZAS NA FORMAÇÃO ESTÉTICA DA CRIANÇA NO CAMINHAR PELA CIDADE

Palavras-chave: Criança. Formação Estética. Cidade.

Resumo

Enquanto professoras e pesquisadoras do campo Educação e Arte, seguimos nossos estudos e pesquisas em tempos de pandemia, com o olhar aguçado ao cotidiano familiar. Percebemos nesse momento a possibilidade de observar e registrar percursos de formação estética das crianças com as quais convivemos. Nesse artigo, partilhamos cenas vividas com uma criança de 4 anos de idade, em que seus sentidos foram afetados na interação com os espaços da cidade, sejam eles naturais ou culturais, buscando a partir dos gestos infantis, das miudezas do viver, (re) pensar a educação para a formação de sujeitos sensíveis. Como recorte metodológico, utilizamos abordagens (auto) biográficas e narrativas de vida, em que encontramos a valorização das experiências vividas pelos sujeitos em seus processos de formação.

 

Biografia do Autor

Cristiana Callai, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pedagoga na Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Graziela Mello, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora da Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí e Professora da Secretaria estadual de Educação e Cultura do Estado do Rio de Janeiro. 

Referências

ACHILLES, Daniele; GONDAR, Jô. A memória sob a perspectiva da experiência. Revista morpheus: Estudos Interdisciplinares em Memória Social, Rio de Janeiro, v.9, n. 16, ago./dez. 2016.

ALBANO, Ana Angélica. O espaço do desenho: a educação do educador. 16 ed. São Paulo: Loyola, 2013.

AUER, Arthur. Aprendiendo a lo largo de todo el mundo: modelar. AWSNA. 2008.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DOMINICÉ, Pierre. O que a vida lhes ensinou. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.) O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, Depart. de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. p.131-153.

HILLMAN, James. Cidade & alma. São Paulo: Studio Nobel, 1993.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

NÓVOA, Antônio. Prefácio. In: JOSSO, M.C (Org.). Experiências de vida e formação. Educa- formação, 2001.

________, Antônio. Os professores e as histórias de Vida. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Esse in anima: formação docente em deslocamento. Trabalho Encomendado – 39ª Reunião Nacional da ANPEd (2019) GT07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos.

PASSEGGI, Maria Conceição. Narrar é humano! Autobiografar é um processo civilizatório. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SILVA, Vivian Batista da (orgs.) Invenções de vida, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

VECCHI, Vea. Arte e criatividade em Reggio Emilia: Explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação da primeira infância. São Paulo: Phorte Editora, 2017.

Publicado
2022-06-06