CULTURA E IDENTIDADE NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA: A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLHA DOS(AS) GESTORES(AS)

Palavras-chave: Relações de gênero, Escolha de gestores(as), instituições de educação superior.

Resumo

O presente artigo, por meio de questionários respondidos pelos(as) coordenadores(as) de cursos de graduação, das instituições universitárias do estado do Paraná, tem por objetivo compreender os processos de formação e atuação para os cargos diretivos e como a escolha desses cargos é influenciada pelas relações de gênero. A partir dos dados gerados e das análises realizadas, foi possível compreender a dicotomia existente entre a feminização do magistério e a homogeneização masculina nos cargos de tomada de decisões. Os efeitos das estruturas cisheteropatriarcais, também contribuem para a construção de identidades e padrões impossíveis de serem alcançados, para a negação e/ou repulsa aos corpos femininos e feminizados, fatores que surtem efeitos nos níveis culturais e econômicos da profissão docente, fazendo com que a representação social do ser professor(a) esteja associada a um constante despreparo para sua função, ou seja, para fugir dessa imagem, os profissionais da educação adentram em um infindável ciclo formativo.

Biografia do Autor

Eduardo Felipe Hennerich Pacheco, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, com período sanduíche no Doutoramento em Estudos Feministas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Realizou estágio de investigação doutoral no CES - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2019-2020). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Sirley Terezinha Filipak, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

Doutora em Educação - PUCPR. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR.

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Publicado
2021-07-22