A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL INTERNA DURANTE O DISTANCIAMENTO SOCIAL: NOVAS TECNOLOGIAS = NOVAS POSSIBILIDADES
Resumo
Em meados do mês de março de 2020, um grande número de instituições passaram a adotar o trabalho remoto como forma de prevenção ao contágio pelo Novo Corona Vírus. Com os colaboradores trabalhando de casa, foi preciso se reinventar, novas ferramentas precisaram ser incorporadas para garantir a efetividade na comunicação organizacional. Este estudo tem o objetivo de compreender se as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) utilizadas estão sendo eficazes no processo comunicativo interno de um campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), na perspectiva de seus gestores, durante a suspensão das atividades presenciais em razão da Pandemia do Coronavírus. Para tanto foi realizada uma pesquisa com os gestores por meio de um questionário. Observa-se que várias NTICs estão contribuindo de forma eficaz para o processo comunicativo interno no campus, fazendo com que a comunicação seja satisfatória, mesmo ocorrendo à distância.
Referências
AGÊNCIA BRASIL. MEC autoriza aulas não presenciais até dezembro de 2021. 2020. Disponibilidade em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-12/mec-autoriza-aulas-nao-presenciais-ate-dezembro-de-2021. Acesso em 28 jan. 2021.
CARVALHO, Marly Monteiro de; RABECHINI JUNIOR, Roque. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos: os novos horizontes em administração. 3. ed. Barueri/SP: Manole, 2014.
CLOSS. Danieli. 7 Ferramentas de Comunicação Interna: vantagens e desvantagens. 2018. Disponibilidade em: https://endomarketing.tv/ferramentas-de-comunicacao-interna/. Acesso em: 01 out. 2020.
COSTA, Edwaldo; OLIVEIRA, Taise da Silva. Comunicação Organizacional: uma ferramenta estratégica de compatibilização de interesses. Alterjor, São Paulo, v. 2, n. 22, p. 397-409, jul. 2020. Disponibilidade em: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/167282/162133. Acesso em: 29 set. 2020.
DENTZEL, Zaryn. How the Internet Has Changed Everyday Life. Disponibilidade em: http://aasa.ut.ee/augsburg/literature/DENTZEL_BBVA-OpenMind-book-Change-19-key-essays-on-how-internet-is-changing-our-lives-Technology-Internet-Innovation.pdf Acesso em: 12 out. 2020.
DICIO. Dicionário Online de Português. Disponibilidade em: https://www.dicio.com.br/comunicacao/. Acesso em: 09 out. 2020.
FUCHS, Christian. Everyday Life and Everyday Communication in Coronavirus Capitalism. Triple C - Communication, Capitalism & Critique. University of Westminster, London, 2020. Disponibilidade em: https://triple-c.at/index.php/tripleC/article/view/1167. Acesso em: 15 out. 2020.
GANHO, Andreia Filipa Neves. A influência da IoT no desenvolvimento de relacionamentos empresariais. 2018. 46 f. Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018. Disponibilidade em: https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/16794/1/DM-AFNG-2018.pdf. Acesso em: 04 out. 2020.
IFSC. Resolução Consup n.º 40, de 17 de novembro de 2020. Prorroga a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais no IFSC até 30/04/2021. Florianópolis. Disponibilidade em: https://www.ifsc.edu.br/documents/30681/2077152/consup_resolucao40_2020_prorroga_suspenso_das_atividades_2021.pdf/6a27c7b8-4946-4e41-9957-52d1a0698012. Acesso em: 29 jan. 2021.
IFSC. Ferramentas do Google serão disponibilizadas para todos os servidores. 2020. Disponibilidade em: https://linkdigital.ifsc.edu.br/2020/03/18/ferramentas-do-google-serao-disponibilizadas-para-todos-os-servidores/. Acesso em: 19 out. 2020.
IFSC. IFSC adotará Gmail como webmail institucional. 2019. Disponibilidade em: https://linkdigital.ifsc.edu.br/2019/08/23/ifsc-adotara-gmail-como-webmail-institucional/. Acesso em: 19 out. 2020.
KAPLAN, Andreas; HAENLEIN, Michael. Siri, Siri, in my hand: who’s the fairest in the land? on the interpretations, illustrations, and implications of artificial intelligence. Business Horizons, v. 62, n. 1, p. 15-25, jan. 2019. Disponibilidade em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0007681318301393. Acesso em: 15 out. 2020.
KUNSCH, Margarida M. Krohling. A comunicação estratégica nas organizações contemporâneas. Media & Jornalismo, v. 18, n. 33, p. 13-24, 12 nov. 2018. Coimbra University Press. Disponibilidade em: https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/6020. Acesso em: 28 set. 2020.
KUNSCH, Margarida M. Krohling. Comunicação organizacional na era digital: contextos, percursos e possibilidades. Signo y Pensamiento, Colombia, n. 51, p. 38-51, jul. 2007. Disponibilidade em: http://www.scielo.org.co/pdf/signo/n51/n51a05.pdf. Acesso em: 29 set. 2020.
LAAMARTI, Fedwa; EID, Mohamad; SADDIK, Abdulmotaleb El. An Overview of Serious Games. International Journal Of Computer Games Technology, v. 2014, p. 1-15, 2014. Disponibilidade em: https://www.hindawi.com/journals/ijcgt/2014/358152/. Acesso em: 08 out. 2020.
MEC. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Brasília: DOU, 17 jun. 2020. Disponibilidade em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 02 out. 2020.
MEC. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020” Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília: DOU, 18 mar. 2020. Disponibilidade em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 02 out. 2020
MINONE. Diego. Ferramentas ágeis de comunicação para a sua empresa [Lista], 2020. Disponibilidade em: https://pluga.co/blog/gestao-empresarial/ferramentas-ageis-comunicao-empresa/. Acesso em: 01 out. 2020.
MOLINARI, Leonardo. Gestão de projetos: técnicas e práticas com ênfase em web. São Paulo: Érica, 2004.
PAIVA, Dênis Mateus; PAPANDREA, Pedro José; BARRETO, Aline Luíza Simões; LIMA, Kátia Flávia Torres de. A comunicação como fator decisivo para o sucesso organizacional. Journal of Open Research, vol. 1, nº 1, p. e3, mar. 2020. Disponibilidade em: https://stellata.com.br/journals/jor/article/view/3. Acesso em: 18 out 2020.
SCHAPPO, Vanessa, Chatbot: o que é, quais são as suas as vantagens e como usar na sua empresa. 2018. Disponibilidade em: https://resultadosdigitais.com.br/blog/o-que-e-chatbot/. Acesso em: 13 out. 2020.
VOLPATO. Bruno, As principais aplicações da Inteligência Artificial no Marketing Digital. 2019. Disponibilidade em: https://resultadosdigitais.com.br/blog/inteligencia-artificial-no-marketing-digital/. Acesso em: 13 out. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).