IDEOLOGIAS (RACIO)LINGUÍSTICAS ACIONADAS POR ESTUDANTES DE INGLÊS EM UM CURSO DE EXTENSÃO

Palavras-chave: Ideologias (Racio)Linguísticas. Indexicalidade. Estudantes de Inglês.

Resumo

Neste artigo, mobilizo fragmentos do material empírico problematizado em minha dissertação (ALMEIDA, 2017) com o propósito de lançar inteligibilidade às ideologias (racio)linguísticas forjadas pelxs participantes de um curso de extensão cujo objetivo era oportunizar o debate, em inglês, de temas que emergissem de suas sugestões. As frentes epistemológicas presentes neste trabalho estão pautadas em estudos hodiernos sobre ideologias (racio)linguísticas (ALIM, 2016; KROSKRITY, 2004; MELO, 2019; ROSA; FLORES, 2015, 2017; ROTH-GORDON, 2016; WOOLARD, 1998) e indexicalidade (BLOMMAERT, 2006; FREITAS; MOITA LOPES, 2018; MELO, 2019; MOITA LOPES; FABRÍCIO, 2018) como construtos teórico-analíticos em movimento. Devido à gama de assuntos problematizados no curso de extensão e com vistas ao aprofundamento das discussões teórico-analíticas ora apresentadas, concentrarei meus esforços em um único tema – Professions. A análise do material empírico, gerado a partir das interações ocorridas nos encontros gravadas em áudio e video e das reflexões escritas pelxs participantes ao término das discussões, aponta como as ideologias raciolinguísticas a respeito de profissões foram acionadas pelxs participantes a partir de diferentes recursos semióticos e se apresentavam incrustadas com outras categorias como as de gênero, sexualidade e classe social.

Biografia do Autor

Ricardo Regis de Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (2017) e Licenciado em Letras - Português/Inglês e suas respectivas Literaturas (2014) pela mesma instituição. Membro do grupo de pesquisa Transição. 

Referências

ANDRADE, Maria Eugênia Sebba F. Formação continuada crítica de professoras de inglês como língua estrangeira/adicional: problematização de discursos e constituição ética dos sujeitos. Campinas: Pontes, 2018.

ALIM, H. Samy. Introducing Raciolinguistics: Racing Language and Languaging Race in Hyperracial Times. In: ALIM, H. Samy; RICKFORD, John R.; BALL, Arnetha F. (eds.). Raciolinguistics: how language shapes our ideas about race. New York: Oxford University Press, 2016, p. 1-30. https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780190625696.001.0001

AUTOR, 2017.

BLOMMAERT, Jan. Language Ideology. In: BROWN, K. (ed.). Encyclopedia of Language & Linguistics, vol. 6, p. 510-522, 2006. https://doi.org/10.1016/B0-08-044854-2/03029-7

BORBA, Rodrigo; LOPES, Adriana Carvalho. Escrituras de gênero e políticas de différance: imundície verbal e letramentos de intervenção no cotidiano escolar. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 21, n. esp., p. 241-285, 2018.

CAMERON, Deborah. Gender and Language Ideologies. In: EHRLICH, Susan; MEYERHOFF, Miriam; HOLMES, Janet (eds.). The Handbook of Language, Gender, and Sexuality. Malden: Wiley-Blackwell, p. 279–296, 2014. https://doi.org/10.1002/9781118584248.ch14

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Identidades sociais de raça, etnia, gênero e sexualidade: práticas pedagógicas em sala de aula de línguas e formação de professores/as. Campinas: Pontes, 2012.

FLORES, Nelson; JONATHAN, Rosa. Undoing Appropriateness: Raciolinguistic Ideologies and Language Diversity in Education. Harvard Educational Review, v. 85, n. 2, p. 149-171, 2015. https://doi.org/10.17763/0017-8055.85.2.149

HOELZLE, Maria José. Desestabilizando sociabilidades em uma sala de aula de língua inglesa em uma escola pública. 2016. 175 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

KROSKRITY, Paul V. Language Ideologies. In: DURANTI, Alessandro (ed.). A companion to Linguistic Anthropology. Oxford: Blackwell Publishing, p. 496-517, 2004. https://doi.org/10.1002/9780470996522.ch22

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

MATEUS, Eliane; OLIVEIRA, Nilceia Bueno. Estudos Críticos da Linguagem e Formação de Professores/as de Línguas: Contribuições Teórico-Metodológicas. Campinas: Pontes, 2014.

MELO, Glenda Cristina Valim. Anúncios de comercialização de escravos nos séculos XIX e XXI: trajetória textal, entextualizações e ordens indexicais. In: SZUNDY, Paula Tatitane Carréra; TILIO, Rogério; MELO, Glenda Cristina Valim. (Orgs.). Inovações e desafios epistemológicos em Linguística Aplicada: perspectivas sul-americanas. Campinas: Pontes, p. 229-259, 2019.

MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario Trindade. Foreword. In: PENNYCOOK, Alastair; MAKONI, S. Innovations and challenges in applied linguistics from the global south. Routledge. 2020.

MOITA LOPES, Luiz Paulo. Pesquisa interpretativista em Linguística Aplicada: a linguagem como condição e solução. Delta, v. 10, n. 2, p. 329-338, 1994.

MOITA LOPES, Luiz Paulo. Uma linguística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 13-44.

MOITA LOPES, Luiz Paulo.; FABRÍCIO, Branca Falabella. Desestabilizações queer na sala de aula: táticas de guerrilha e a compreensão da natureza performativa dos gêneros e das sexualidades. In.: PINTO, Joana Plaza.; FABRÍCIO, Branca Falabella (Orgs.). Exclusão social e microresistências: a centralidade das práticas discursivo-identitárias. Goiânia: Cânone editorial, 2013, p. 283-301.

MOITA LOPES, Luiz Paulo; FABRICIO, Branca Falabella. Viagem textual pelo Sul Global: ideologias linguísticas Queer e metapragmáticas translocais. Linguagem em (Dis)curso, v. 18, n. 3, p. 769-784, 2018. https://doi.org/10.1590/1982-4017-180306-do0618

PESSOA, Rosane Rocha. A critical approach to the teaching of English: pedagogical and identity engagement. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 14, n. 2, p. 353-372, 2014.
https://doi.org/10.1590/S1984-63982014005000005

PESSOA, Rosane Rocha; URZÊDA-FREITAS, Marco Túlio. Challenges in critical language teaching. Tesol Quarterly, v. 46, n. 4, p. 753-776, 2012. https://doi.org/10.1002/tesq.46

PESSOA, Rosane Rocha; HOELZLE, Maria José. Ensino de línguas como palco de política linguística: mobilização de repertórios sobre gênero. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 56, n. 3, p. 781-800, 2017. https://doi.org/10.1590/010318138649840291441

ROSA, Jonathan. Looking like a language, sounding like a race: raciolinguistic ideologies and the learning of Latinidad. New York: Oxford University Press, p. 125-176, 2019. https://doi.org/10.1093/oso/9780190634728.001.0001

ROSA, Jonathan; FLORES, Nelson. Unsettling race and language: Toward a raciolinguistic perspective. Language and Society, v. 46, n. 5, p. 621-647, 2017.
https://doi.org/10.1017/S0047404517000562

ROTH-GORDON, Jennifer. From upstanding citizen to North American rapper and back again: the racial malleability of poor male Brazilian youth. In: ALIM, H. Samy; RICKFORD, John R.; BALL, Arnetha F. (eds.). Raciolinguistics: how language shapes our ideas about race. New York: Oxford University Press, p. 51-64, 2016.
https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780190625696.003.0003

SABOTA, Barbra. Leitura em língua inglesa: a resolução colaborativa de exercícios de compreensão textual. 2002. 176 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística: Estudos Linguísticos). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, 2002.

SILVESTRE, Viviane Pires Viana. Colaboração e crítica na formação de professores/as de línguas: teorizações construídas em uma experiência com o Pibid. 1. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.

URZÊDA-FREITAS, Marco Túlio. Pedagogia como transgressão: problematizando a experiência de professores/as de inglês com o ensino crítico de línguas. 2012. 285 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística: Estudos Linguísticos). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.

URZÊDA-FREITAS, Marco Túlio. Letramentos queer na formação de professorxs de línguas: complicando e subvertendo identidades no fazer docente. 2018. 285 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

WOOLARD, Kathryn A. Introduction: language ideology as a field of inquiry. In: SCHIEFFELIN, Bambi; WOOLARD, Kathryn A.; KROSKRITY, Paul V. (eds.). Language Ideologies: practice and theory. New York/Oxford: Oxford University Press, p. 3-47, 1998.
Publicado
2021-06-28