FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO NAS ESCOLAS DAS ÁGUAS DO PANTANAL CORUMBAENSE

Palavras-chave: Educação Especial. Inclusão Escolar. Pantanal Sul-Mato-Grossense. Pesquisa Colaborativa. Pandemia.

Resumo

Este artigo objetiva descrever e analisar um curso de formação continuada de professores para a inclusão de estudantes da Educação Especial nas Escolas das Águas do Pantanal corumbaense, realizado durante a pandemia de COVID-19, no ano de 2020. Os pressupostos metodológicos fundamentaram-se na pesquisa colaborativa, buscando, simultaneamente, a investigação científica e a formação de professores a partir de uma demanda educacional. Para tanto, a pesquisa-formação compreendeu quatro etapas: aplicação de questionário impresso para levantamentos de demandas formativas; disponibilização de formulário on-line para inscrição em curso de formação continuada e preenchimento facultativo de questionário on-line sobre o perfil profissional; realização do curso de formação continuada – cujo contexto pandêmico trouxe mudanças no formato de execução; e avaliação do curso de formação. As informações foram analisadas em dois eixos: construção e avaliação do curso de formação continuada. Espera-se que o trabalho contribua para reflexões e ações entre a universidade e a escola.

Biografia do Autor

Andressa Santos Rebelo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós-doutoranda em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 

Washington Cesar Shoiti Nozu, Universidade Federal da Grande Dourados

Pós-doutor em Educação, Universidade Federal da Grande Dourados. 

Marcia Cristiane Venturini Hilbig, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 

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Publicado
2021-07-22