A CULTURAL DIGITAL NA ESCOLA PÚBLICA NO SUDESTE PARAENSE: PROTAGONISMO JUVENIL NA PERSPECTIVA DA MÍDIA LITERACY

Palavras-chave: Media Literacy. Cultura Digital. Protagonismo Juvenil.

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa em andamento para o mestrado do Programa de Pós Graduação em Dinâmicas Territoriais e sociedades na Amazônia -PDTSA da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará- UNIFESSPA, que tem como objetivo estudar a cultura digital na escola pública EEEM Macário Dantas, sendo a media literacy e a multimodalidade ênfases a partir dos eixos: tecnologia e sociedade, cidadania e letramento digital. A base teórica da pesquisa está alicerçada no conceito de inteligência coletiva de Pierre Lévy (2010) na teoria do poder da comunicação de Manuel Castells (2015) e na abordagem culturalista do uso da mídia de Bauer (2011). A pesquisa é qualitativa com abordagem interdisciplinar, o método utilizado foi a observação in lócus, neste caso, o lócus foram os grupos de Whatzapp: 1) da coordenação pedagógica, buscando acompanhar a dinâmica da escola na transição do ensino presencial para o ensino remoto. 2) grupos de Whatsapp que funcionaram como salas de aula, com o objetivo de analisar o uso da multimodalidade da linguagem da mídia por professores e alunos.   A pesquisa poderá contribuir para reflexões sobre como a escola no seu papel de promover acesso ao conhecimento, está realizando práticas educativas que promovam o letramento digital das juventudes do ensino médio.  A pesquisa poderá constituir-se em instrumento fomentador de políticas no sudeste do Pará voltadas para a formação continuada de professores em media literacy e inclusão digital das juventudes.

Biografia do Autor

Macilene Borges da Silva Cardoso, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Mestranda em Dinâmicas Territoriais e Sociedades na Amazônia, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. 

Elaine Javorski Souza, Universidade de Coimbra

Doutora em Ciências da Comunicação e dos Medias – Universidade de Coimbra. Professora. Adjunta da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. 

Alexandre Silva dos Santos Filho , Universidade Federal de Goiás - UFGO

Pós-Doutorado em Artes Visuais pela UFPA (2014). Doutorado em Educação na Universidade Federal de Goiás (2009) com estágio na Universidade de Aveiro em Portugal. Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2002).  Graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará (1989).

Referências

BAUER, Thomas A. O valor público da Media Literacy. Líbero – São Paulo – v. 14, n. 27, p. 9-22.Tra. José Augusto Mendes Lobato. jun. de 2011.

BOTO, Carlota. A educação e a escola em tempos de corona vírus. Disponível no endereço eletrônico: https://jornal.usp.br/artigos/a-educacao-e-a-escola-em-tempos-de-coronavirus/. Acesso em 02 de junho de 2020.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9. 394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 30 de novembro de 2020.

BRASIL Ministério da Educação. Resolução n.º 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC , 2018b. Disponível em: Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/dcnem.pdf Acesso em: 1º de março de 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Resolução nº 3 de 21 de novembro de 2018.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CASTELLS, M. O poder da comunicação. Trad. Vera Lúcia Mello Joscelyne. 1º ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2015.

BUCKINGHAM, D. Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização. Educação & Realidade, v. 35, n. 3, pp. 37-58. Set/dez. 2010. Disponível em: Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização (redalyc.org). Acesso em setembro de 2020.

CATELLS, M. "a comunicação em rede está revitalizando a democracia". Revista Fronteiras do Pensamento.https://www.fronteiras.com/entrevistas/manuel-castells-a-comunicacao-em-rede-esta-revitalizando-a-democracia . 03 de outubro de 2020.

______. A galáxia da internet. Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Trad. Maria Luiza. de A. Borges, ZAHAR. 2001.

CETIC- Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Disponível em: https://cetic.br/pt/sobre/. Acesso em fevereiro de 2021

COPOBIANCO, L. Comunicação e literacia digital na internet. Estudo Etnográfico e Análise Exploratória de Dados do Programa de Inclusão Digital Acessa SP –PONLAINE.2010. Dissertação de mestrado apresentada ao programa de pós-graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo –SP. 2010.

FAZENDA, I. C. A. (org.). Dicionário em Construção: Interdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

KENSKI, I. M. Educação e tecnologias, o novo ritmo da informação. 8ª ed. Capinas, SP. Papirus. 2012.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. 2ª ed. São Paulo: Editora 34. 2010.

______. Cibercultura. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 1999

MARTINO, L; Mauro Sá; MENEZES, J. E. O. Media Literacy: competências midiáticas para uma sociedade midiatizada. Líbero – São Paulo – v. 15, n. 29, p. 9-18, jun. de 2012.

MEC/SEB. Atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Subsídios. Brasília, 2011.

MORAN, J. Metodologias ativas em sala de aula. Revista Pátio ensino Médio. Ano 10. N. 39. Dezembro 2018/fevereiro 2019.

PERUJO, S. F. Pesquisar no labirinto: a tese de doutorado, um desafio possível. Trd. Marco Marcionilio. São Paulo. Editorial, 2011.

PORFÍRIO, F. "Geração Z"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/geracao-z.htm. Acesso em: 11 de dezembro de 2020

PRENSKY, M. Nativos Digitais Imigrantes Digitais. De On the Horizon. NCB –

University Press, vol. 9, n. 05, out 2001. Disponível em: https://colegiongeracao.com.br/novageracao/2_intencoes/nativos.pdf. Acesso em: 03 de abril de 2020.

SAUTU, R; BONIOLO, P; DALLE, P; ELBERT, R. Manual de metodología: Construccipon de marco teórico, formulación de los objetivos y elección de la metodología. Buenos Aires: Prometeu, 2010.

Publicado
2021-10-18