Práticas pedagógicas em literatura para a formação do aluno leitor
Resumo
Este estudo enfoca o problema do ensino da literatura na escola, cujos objetivos são compreender como ocorre o ensino da literatura na escola, analisando as práticas pedagógicas do ensino da literatura, procurando entender as deficiências que comprometem a abordagem da literatura, descrevendo por meio das visões acadêmicas o que é preciso intervir no processo do ensino da literatura na escola, correlacionando as abordagens dos saberes teóricos de TODOROV, VILLARDI, MOLINA, BRITO entre outros, como forma de encontrar um caminho eficaz para a boa prática do ensino literário, resultando na internalização individual e social do saber por meio do papel que o ensino literário pode proporcionar ao aluno leitor.
Referências
NUNES, José Horta. Formação do leitor brasileiro: imaginário da leitura no Brasil colonial. São Paulo: UNICAMP, 1994.
VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler: formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
TODOROV. Tzevetan. A Literatura em Perigo. Tradução Caio Moreira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
MOLINA. Olga. Ler para Aprender: desenvolvimento de habilidades de estudo. São Paulo: E.P.U, 1992.
PENNAC, Daniel. Como um romance. Trad. Leny Werneck. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
XIMENES, Sergio. Minidicionário da língua portuguesa. 2ª ed. revisão e ampliação. São Paulo: Ediouro, 2000.
MELO, Márcio Araújo de. SILVA, Antonio Adailton. Ensino e Literatura: diversidade e Fronteira. Polifonia, Cuiabá. V. 18, n. 24, p. 111-123, jul/dez., 2011.
SILVA, Klyvia Larissa de Andrade. Formar Leitores: um desafio da escola. Revista ABC Educatio, p. 42-46.
Referência Eletrônica
BRITO. Danielle Santos de. A importância da leitura na formação social do Indivíduo. Revela n. VIII. 2010, p. 3-12-11. [http://www.fals.com.br/revela12/Artigo4_ed08.pdf Acessado em 27/11/2013]
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).