RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONFORMAÇÃO DOCENTE E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR SOCORRISTA

Palavras-chave: Residência Pedagógica. Política Nacional de Formação de Professores. Formação de Professores. Política Educacional.

Resumo

Este texto é parte de uma pesquisa que objetivou desvelar o projeto político-pedagógico que subjaz a residência para a formação de professores no Brasil, cuja expressão mais desenvolvida é o Programa Residência Pedagógica (PRP). Contou com um exercício exploratório de seleção e análise bibliográfica e de documentos, relacionada a temática mais ampla da formação docente e, específica, referente a alguma experiência de residência. Com base na análise dos dados, foi possível perceber o PRP como parte de uma proposta de formação hegemônica que, no Brasil, materializa-se com a Política Nacional de Formação de Professores e normativos que a complementam. Tal projeto político-pedagógico reflete as recomendações internacionais para a formação docente no Brasil, reforçando a predileção pelo treinamento e pelo caráter técnico de atuação do magistério. O resultado é a formação de um profissional competente, treinado, flexível e assumidamente comprometido com a resolução de problemas imediatos da escola, o professor socorrista.

Biografia do Autor

Luciana Pedrosa Marcassa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Docente do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (MEN/CED/UFSC), e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC). 

Samuel G. dos Santos Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). 

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Publicado
2021-07-22