FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM LÍNGUA ESPANHOLA

Palavras-chave: Formação docente. língua espanhola. ensino remoto.

Resumo

Partindo da importância da experiência em sala de aula para formação de professores, o presente trabalho se propõe a refletir sobre os desafios do ensino remoto. Objetivou-se analisar o uso de novas metodologias de ensino de língua espanhola, a adaptação de metodologias já existentes e a importância da aplicação de jogos e outros elementos lúdicos. As análises foram realizadas com base no diário de observações da autora, considerando Fuertes (2011) e Bránez (2013) acerca da importância das observações em sala de aula para a construção da práxis docente; e, Fuentes (2013) quanto à presença do elemento lúdico em classe. Propomos reflexões sobre a formação contínua crítica do docente e o ensino enquanto ferramenta crítica na luta contra as opressões. Os resultados das questões apontam para a necessidade de focar na formação inicial do professor a partir da sala de aula, a partir das vivências em contextos reais de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Ana Carolina dos Santos Souza, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Letras – Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Júlio Marques, Universidade Federal do Ceará

Orientador. Graduado e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará (DLE/UFC). 

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Publicado
2021-07-22