A SEXUALIDADE INFANTIL EM QUESTÃO: PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO PARA A CRIANÇA E SEU CORPO

Palavras-chave: Sexualidade. Corpo. Criança. Infância.

Resumo

Investigamos, neste artigo, processos de significação para o corpo da criança e sua sexualidade, constitutivos de diferentes materiais que compõem um corpus analítico, assim descrito: a) a polêmica instaurada em 2017 acerca da performance La Bête, de Wagner Schwartz; b) um episódio da série educativa sobre sexualidade Que corpo é esse?; c) a [1]Educação Sexual como ato responsivo ao direito assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. As análises se alicerçam em princípios da Análise de Discurso e dos Estudos Bakhtinianos, articulados a uma perspectiva histórica crítica. Os resultados confirmam a importância de práticas educativas, centradas na Educação Sexual, que esclareçam às crianças questões relativas ao seu corpo e sua sexualidade, em suas múltiplas e variadas possibilidades, como forma de promover um cuidado de si que possa levar a uma ética/estética da existência.

 

 

Biografia do Autor

Marilurdes Cruz Borges, Universidade de Franca

Doutora em Línguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Universidade de Franca - UNIFRAN.

Aline Fernandes de Azevedo Bocchi, Universidade de Franca

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Pós-Doutorado pela UNICAMP, com estágio na Université Paris 13, apoio Capes PNPD e bolsa Capes de Estágio no Exterior. Pós-doutorado na FFCLRP/USP, com financiamento Fapesp. Docente do Programa de Pós-Graduação em Línguistica da Universidade de Franca - UNIFRAN

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Publicado
2021-02-10