INFÂNCIA E ENSINO REMOTO: MOBILIZANDO O PATRIMÔNIO EDUCATIVO IMATERIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavras-chave: Ensino Remoto. Infância. Patrimônio Educativo Imaterial. Criatividade.

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a infância e a mobilização do patrimônio educativo imaterial, ou seja, do próprio conhecimento, no ensino remoto em tempos de pandemia. O estudo foi desenvolvido com uma professora da rede privada de ensino de Teresina-PI e expressa o sentido das vivências cotidianas das aulas online com crianças que se encontram na fase das operações concretas, ou seja, com cerca de 10 anos de idade. Os resultados evidenciam que o processo de mobilização acontece por meio de metodologias ativas e uso reflexivo e criativo das ferramentas digitais interativas na qual o aluno é protagonista e o professor mediador. Mostram, também, um deslocamento do sentido e da prática pedagógica e avaliativa, sinalizando um rompimento do paradigma tradicional de ensino. Portanto, neste cenário pandêmico a aprendizagem do patrimônio educativo imaterial ocorre de forma dinâmica e promove, simultaneamente o desenvolvimento do pensamento criativo da criança e de sua autonomia.

Biografia do Autor

Antonia Dalva França Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação, Universidade Federal do Piauí – UFPI. 

Jucyelle da Silva Sousa, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Educação, Universidade Federal do Piauí – UFPI. 

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação, Instituto Federal do Rio Grande do Norte. 

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Publicado
2021-04-14