PRESSUPOSTOS ENUNCIATIVO-DISCURSIVOS PARA A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA MEDIADA POR GÊNEROS DO DISCURSO ORAIS

Palavras-chave: Oralidade. Ensino. Língua Portuguesa. Círculo de Bakhtin.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar diretrizes para trabalho envolvendo a análise linguística de gêneros orais no ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Para tanto, desenvolvemos um estudo de cunho bibliográfico ancorado em uma perspectiva dialógica baseada nos escritos do Círculo de Bakhtin. Em vista da limitação do artigo, trazemos conceitos-chave como enunciado, gêneros do discurso e dialogismo, uma vez que essas discussões se mostram significativas para o presente estudo e para o desenvolvimento de práticas para o ensino de Língua Portuguesa. Além disso, discutimos sobre a oralidade enquanto prática social, e trazemos o conceito de análise linguística (GERALDI, 2011 [1984]). Nessa perspectiva, compreendemos que a oralidade se estabelece em um continuum com a prática da escrita, e que a prática de análise linguística pode auxiliar o professor a desenvolver atividades significativas no ensino dos gêneros orais. Por fim, buscamos compreender como essas práticas estão imbricadas no uso da língua(gem).

Biografia do Autor

Amanda Maria de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Janaina Senem, UNITINS

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora de Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). 

Carlota Tavares, Fundação Hermon

Atualmente cursa MBA em Liderança e Gestão Educacional. Coordenadora Pedagógica na Fundação Hermon. 

Referências

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Publicado
2021-06-28