HISTÓRIAS DE VIDAS: REFLEXÕES FORMATIVAS DE EDUCADORAS DE CRIANÇAS PEQUENAS

Palavras-chave: Processo Formativo. Perspectiva Narrativa. História de Vida.

Resumo

Este artigo versa sobre possibilidades de se trabalhar a história de vida como abordagem narrativa para o processo de formação de professores e pesquisa no âmbito educacional em que os sujeitos pesquisados narram, através da rememoração, o início de suas atividades na docência: seus apreços e desafios nessa etapa permitindo se pensar nos desafios da momento atual. Trata-se de uma revisão de literatura, juntamente com um estudo exploratório, cuja panorâmica perpassa pela entrevista de cunho narrativo com sete professoras da Educação Infantil, cujos contatos aconteceram via e-mail, WhatsApp. Fundamenta-se a pesquisa narrativa com Souza (2007; 2012), histórias de vidas com Goodson (1992; 2017), mobilizando a reflexão sobre a essencialidade da narrativa nas experiências do processo formativo; Larrosa (2006; 1995; 2002) é destacado junto a outros autores a nortear a perspectiva narrativa, colaborando com o desenvolvimento docente na qual constatamos  um processo reflexivo por meio da rememoração de experiências em seus diferentes tempos, espaços e contextos perspectivando uma contínua formação.  

Biografia do Autor

Maria José de Melo e Alvim Aguiar, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestrado em Gestão de Ensino da Educação Básica- PPGEEB. Universidade Federal do Maranhão (UFMA) -São Luís, Maranhão, Brasil. 

José Carlos de Melo, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Pós-Doutor em Educação. Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Docente do Programa de Pós Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica- PPGEEB São Luís, Maranhão, Brasil. 

Maria José Albuquerque Santos, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Pós-Doutora em Educação Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Docente do Programa de Pós Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica- PPGEEB São Luís, Maranhão, Brasil. 

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. São Paulo, Brasiliense, v.I. 1993.
BOLÍVAR, A. Profissão professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Bauru, SP: EDUSC, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais para formação de professores. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1999.
CONNELLY, F.M.; CLANDININ, D. Jean. Relatos de experiencia e investigación narrativa. In: LARROSA, Jorge (Org.). Dejáme que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes, 1995.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.
GOODSON, Ivor F. Dar voz ao professor; as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, A., (Org.). Vidas de professores. Porto, Porto Ed. 1992.
GOODSON, Ivor F. A ascensão da narrativa de vida. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu Clementino de. (Orgs.). Pesquisa Narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: ed. UFSM, 2017.
HERNÁNDEZ, Fernando. Minha trajetória pela perspectiva narrativa da pesquisa em educação. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu Clementino de. (Orgs.. Pesquisa Narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: ed. UFSM, 2017.
JOSSO, Marie-Christine. Os relatos de histórias de vida como desvelamento dos desafios existenciais da formação e do conhecimento: destinos sócio-culturais e projetos de vida programados na invenção de si. In: SOUZA, Elizeu Clementino; ABRAHÃO, Maria Helena Barreto. (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB. 2016. E-book, ISBN 978-85-397-0874-1.
LARROSA, J. Las paradojas de la autoconciencia. IN: LARROSA, J. et al. Déjame que te cuente - ensayos sobre narrativa y educación. Ed. Laerte. Barcelona, 1995.
LARROSA, Jorge. Notas sobre experiência e os saberes de experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, 2002.
LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascarados. 4ª edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. 20.ed. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1992.
MARTINS, Raimundo.; TOURINHO, Irene. (Des)arquivar narrativas para construir histórias de vida ouvindo o chão da experiência. Cap. VI. In: MARTINS, Raimundo.; TOURINHO, Irene.; SOUZA, Elizeu Clementino de. (Orgs.). Pesquisa Narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: ed. UFSM, 2017.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8 ed., São Paulo: Hucitec, 2004.
MORAES, Ana Alcidia de Araujo. Histórias de leitura em narrativas de professoras: uma alternativa de formação. Manaus: Ed. da Universidade do Amazonas, 2000.
SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sonia. Buscando o mito nas malhas da razão: uma conversa sobre educação e teoria crítica. In: KRAMER, Sonia. SOUZA, Solange Jobim e. (Orgs). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. 1ªed. 2ª imp., São Paulo, Ática, 2003.
SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In: NASCIMENTO, AD.; HETKOWSKI, TM. (Orgs.). Memória e formação de professores [online]. Salvador: EDUFBA, 2007. ISBN 978-85-232-0484-6. Available from SciELO Books .
SOUZA, E, C; ALMEIDA, J, B. Narrar histórias e contar a vida: memórias cotidianas e histórias de vida de educadores baianos. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Pesquisa (auto) biográfica em rede. Natal: Ed. UFRN; Porto alegre: Ed. IPUCRS; Salvador; Ed. UNEB, 2012. p.29-31.
PINEAU, Gaston. As histórias de vida como artes formadoras da existência. Tradução PaulaP. Vicentini. In: SOUZA, Elizeu Clementino; ABRAHÃO, Maria Helena Barreto. (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB. 2016. E-book, ISBN 978-85-397-0874-1.
Publicado
2021-07-22