FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES

Palavras-chave: Formação. Professores indígenas. Cultura. Interdisciplinaridade.

Resumo

Este trabalho apresenta duas experiências com professores indígenas de escolas situadas no município de Tocantínia-TO. As ações aconteceram durante encontro de Formação Continuada nas aldeias cujo objetivo foi discutir planejamento interdisciplinar e relacionar os saberes tradicionais e culturais com os conhecimentos científicos a partir de prática dialógica e problematizadora. A primeira, narra a experiência de educadores Xerente da Escola Indígena Srêmtôwê, da Aldeia Porteira, sobre o manejo da semente de tiririca, da colheita à produção do artesanato. A segunda, com professores da Escola Indígena Waīkarnãse, da Aldeia Salto, aborda a problemática do lixo que, além de poluir os riachos, tem causado danos à saúde, principalmente de crianças e idosos. Em ambos os casos, os professores discutiram e planejaram aulas interdisciplinares cujo conteúdo foi entendido como eixo dialógico entre as disciplinas e os níveis das turmas de forma a tornar a aula mais participativa e significativa para os alunos. Ao avaliar as atividades, os professores destacaram a importância dessa metodologia, pois ajuda na construção do currículo da escola indígena, diferenciada e intercultural, que deve contemplar as experiências culturais do povo Akwē, mantendo relação com a mãe terra e valorização dos saberes a escola diferenciada, bilíngue, intercultural e comunitária.

Biografia do Autor

Maria Aparecida da Rocha Medina, Associação Água Doce - Taquaruçu Grande

Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins - Câmpus Palmas - TO. Atua como membro da Associação Água Doce, em Taquaruçu Grande, Palmas.

Referências

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Ministério da Educação e do Desporto/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998.

DEMO, Pedro. Conhecimento moderno: sobre ética e intervenção do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1998.

FAZENDA, Ivani (Org.). Práticas interdisciplinares na escola. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

FLEURI, Reinaldo Matias SOUZA, Maria Izabel Porto de. Entre limites e limiares de culturas: educação na perspectiva intercultural. In: FLEURI, Reinaldo Matias (Org.). Educação intercultural. Mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2003.

FREIRE, José Ribamar Bessa. Trajetória de muitas perdas e poucos ganhos educação escolar indígena tempo de novo descobrimento em terra brasilis. Rio de Janeiro: Ibase, 2004.

FREIRE, Paulo. A pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

FURLANETTO, Ecleide Cunico. O papel do coordenador pedagógico na formação contínua do professor: dimensões Interdisciplinares e Simbólicas. In: QUELUZ, Ana Gracinda. (Org.). Interdisciplinaridade. Formação de Profissionais da Educação. São Paulo: Pioneira, 2003.

KLEIMAN, Ângela B. e MORAES, Silvia E. Leitura e Interdisciplinaridade. Tecendo redes nos projetos da escola. Campinas-SP: Mercado das Letras, 1999.

LAROUSSE: Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Ática, 2001.

PEGGION, Edmundo Antonio. Educação e diferença: a formação de professores indígenas em Mato Grosso. In: BRASIL. Em aberto: experiências e desafios na formação de professores indígenas no Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. V.1, n 1- Brasília, 1981. (Textos publicados em 2003).

RAYNAULT, Claude. Interdisciplinaridade: mundo contemporâneo, complexidade e desafios à produção e a aplicação de conhecimentos. In: JÚNIOR, Arlindo Philip e NETO, Antônio J. Silva. Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia e inovação. Baueri-SP: Manole, 2011.

SILVA, Aracy Lopes da. Uma Antropologia da Educação no Brasil? Reflexões a partir da Escolarização Indígena. In: SILVA, Aracy Lopes & FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Org.). Antropologia, História e Educação: a questão indígena na educação. São Paulo: Global, 2001.

TASSINARI, Antonella Maria Imperatriz. Escola indígena: novos horizontes teóricos, novas fronteiras de educação. In: SILVA, Aracy Lopes & FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Org.). Antropologia, História e Educação: a questão indígena na educação. São Paulo: Global, 2001.
Publicado
2021-01-21
Seção
Relatos de Experiência