ERA UMA ESCOLA MUITO ENGRAÇADA, NÃO TINHA SALA, NÃO TINHA NADA...: PANDEMIA E INSERÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA

Palavras-chave: Experiências Educativas. Desafios da Educação Educação Pública. Pandemia.

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões éticas, estéticas e políticas a respeito dos encaminhamentos dados à Educação em geral, e em especial aos anos iniciais, na inserção de uma professora-pesquisadora em uma rede pública municipal de ensino da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, no contexto da pandemia pela Covid-19. Utiliza-se aporte da Sociologia da Infância para pensar as relações educativas na tríade crianças-escola-famílias e seus desdobramentos no processo formativo das infâncias, considerando os desafios, inquietações e implicações no fazer docente, durante o período de distanciamento social, tensionando a condição da criança como sujeito de direitos ainda atrelada à tutela de adultas e adultos nas esferas privada e pública. Trata-se de um relato de experiência que busca contribuir com os debates da Educação Pública e as políticas públicas que a circunscrevem, evidenciando desafios e inquietações pelas quais crianças, docentes e famílias vêm vivendo suas experiências educativas durante a pandemia.

Biografia do Autor

Cintia Larangeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre em Educação pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). 

 

Referências

ANDRADE, C. D. D. Alguma poesia. [S.l.]: [s.n.], s/d. Disponivel em: <https://lelivros.love/book/baixar-livro-alguma-poesia-carlos-drummond-de-andrade-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/>. Acesso em: 19 nov. 2020.

ARENDT, H. A condição humana. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

ARENDT, H. A vida do espírito: o pensar, o querer e o julgar. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.

ARENDT, H. A crise na educação. In: ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014. Cap. 5, p. 221-247. ISBN 978-85-273-0117-6.

BARBIER, R. A escuta sensível em educação. Cadernos ANPEd nº5 - Trabalhos apresentados na 15ª reunião anual, Porto Alegre, 1993. 187-216.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da cultura (Obras escolhidas v. I). Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BENJAMIN, W. Obras escolhidas II: rua de mão única. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987a.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (Lei n. 9394/96). Brasília, DF: [s.n.], 1996.

BRASIL. Lei n. 10639/2003. Brasília, DF: [s.n.], 2003.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB). Brasília, DF: Ministério da Educação, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017.

CASTRO, L. R. D. O futuro da infância e outros escritos. Rio de Janeiro: 7Letras, 2013.

CORSARO, W. A. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DIEGUEZ, F. O nada é quase tudo. Super Interessante, Outubro 2016. Disponivel em: <https://super.abril.com.br/tecnologia/o-nada-e-quase-tudo/>. Acesso em: 05 nov. 2020.

FARIA, A. L. G. D.; FINCO, D. (. ). Sociologia da Infância no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. Disponivel em: <https://asdfiles.com/3sf9g>. Acesso em: 14 maio 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. [S.l.]: Paz e Terra, 1996. Disponivel em: . Acesso em: 22 jun. 2017.

FRIGOTTO, G. O ataque à educação pública e à democracia pelas contrarreformas e o fundamentalismo. RevistAleph, Niterói, p. 13-30, Dezembro 2019. ISSN 33. Disponivel em: <https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/40172/23142>. Acesso em: 28 set. 2020.

GULLAR, F. Melhores Poemas. São Paulo: Global, 2012. Disponivel em: <http://lelivros.love/book/baixar-livro-melhores-poemas-ferreira-gullar-ferreira-gullar-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/>. Acesso em: 27 set. 2020.

HEIDEGGER, M. Que é metafísica? Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultura, 1996.

MBEMBE, A. Necropolítica. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, p. 122-151, dezembro 2016. ISSN 32.

MST, M. D. T. S. T. Crianças unidas por um mundo feliz. Revista das crianças Sem Terrinha: especial internacionalismo, p. 6-11, Abril 2019.

PROUT, A. Participação, políticas e as condições da infância em mudança. In: (ORG.), F. M. Infância em perspectiva. São Paulo: Cortez, 2010. p. 21-41.

RANCIÈRE, J. O mestre ignorante - cinco lições sobre a emancipação intelectual. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

ROSEMBERG, F. Crianças e adolescentes na sociedade brasileira e a Constituição de 1988. [S.l.]: [s.n.], s/d. Disponivel em: <http://www.diversidadeducainfantil.org.br/PDF/Crian%C3%A7as%20e%20Adolescentes%20-%20F%C3%BAlvia%20Rosemberg.pdf>. Acesso em: 19 nov. 2020.

SARMENTO, M. J. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: CERISARA, M. J. S. E. B. Crianças e Miúdos. Porto: Edições ASA, 2003. Disponivel em: <http://proferlaotrabalhosalunos.pbworks.com/f/AS+CULTURAS+DA+INFANCIA+NA+ENCRUZILHADA+DA+SEGUNDA+MODERNIDADE.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2017.

SARTI, C. Famílias enredadas. In: ACOSTA, A.; VITALE, M. Família: redes, laços e políticas públicas. São Paulo: PUC, 2018.

TAVARES, M. T. G.; LARANGEIRA, C.; VERÍSSIMO, J. A INFÂNCIA E O DIREITO À CIDADE: INVESTIGANDO COMPONENTES TERRITORIAIS QUE POSSIBILITAM E /OU CONSTRANGEM O ACESSO DOS RECÉM-CHEGADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO GONÇALO. In: NASCIMENTO, M. L.; GOBBI, M. A. (. ). Infâncias sul-americanas: crianças nas cidades, políticas e participação. São Paulo: FEUSP, 2017. p. 158-172. Disponivel em: <http://grifars.ce.ufrn.br/wp-content/uploads/2018/03/Infâncias-América-Latina_e_book_pdf.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2018. Textos originalmente apresentados no Seminário Internacional Infâncias Sul-Americanas: crianças nas cidades, políticas e participação.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. Tradução de Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

Publicado
2022-06-24