DAS NARRATIVAS DIGITAIS À PRODUÇÃO DE NARRATIVAS ORAIS: MOTIVAÇÕES A PARTIR DO APLICATIVO “INVENTECA”
Resumo
As tecnologias digitais de informação e comunicação tem provocado modificações na forma de comunicação e de relação social, com repercussões nas práticas sociais de leitura e escrita. Diante isso, por meio da junção de diferentes formas de expressão da linguagem, os textos multimodais vinculam o uso de dispositivos digitais ao apresentar novas maneiras de criar e recriar histórias, como os aplicativos de contação de histórias. Por essa razão, tem-se por objetivo descrever situações de produção de textos na oralidade, com crianças em processo de alfabetização, motivadas a partir do aplicativo “Inventeca”. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa-ação com aplicação, acompanhamento e produção de narrativas orais por meio do aplicativo “Inventeca” com crianças do 2.° ano do ensino fundamental. A análise dos dados apoiou-se nos estudos de Soares (2002; 2019), Coscarelli e Ribeiro (2014) sobre letramento digital, de Marcuschi (2010) sobre oralidade. O estudo aponta que a utilização do aplicativo “Inventeca” como um recurso digital trouxe contribuições no processo de produção de narrativas orais, independentemente se a criança se encontra alfabetizada, por possibilitar a produção de textos orais por meio da ludicidade e do processo interativo entre o leitor e o contexto da narrativa.
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