O ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO SUPERIOR: CONTINGÊNCIAS A PARTIR DA PANDEMIA

Palavras-chave: Ensino Superior. Ensino Híbrido. Pandemia. Coronavírus.

Resumo

Este ensaio, de abordagem hermenêutica, discorre acerca do ensino híbrido como alternativa flexível para Educação Superior enquanto contingência a partir do isolamento social causado pelo Novo Coronavírus (COVID-19). O ensino híbrido está concatenado a uma série de desafios, que delineamos neste ensaio sob as seguintes perspectivas: (a) o ensino híbrido como alternativa flexível; e (b) a função do docente do Ensino Superior no século XXI e as tecnologias digitais. A universidade necessita adaptar-se aos moldes atuais da sociedade sem renunciar a arquétipos consolidados da educação. As alternativas propostas devem ser (re)avaliadas constantemente com o intuito de problematizar o cenário do Ensino Superior a partir das contingências da pandemia. Concluímos que é necessário estarmos atentos aos dados e discussões que são divulgados bem como propor investigações que enriqueçam as discussões acerca dos sujeitos interpelados na sociedade e com a noção de Ensino Superior possível e adaptável ao tempo específico.

Biografia do Autor

Vinícius Barbosa Cannavô, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Teólogo pela Universidade La Salle. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Adilson Cristiano Habowski, La Salle

Graduado em Teologia (Universidade La Salle). Mestre em Educação (Universidade La Salle). Doutorando em Educação (Universidade La Salle).

 

 

Tainá Suppi Pinto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Sanitarista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

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Publicado
2022-07-05