PÁTRIA DE UM E DE OUTROS: A INFÂNCIA E OS MODOS DE SUBJETIVAÇÃO NAS PÁGINAS DOS CADERNOS ESCOLARES (1923 – 2003)

Palavras-chave: Cadernos escolares. Infância. Patriotismo. Análise Documental Histórica.

Resumo

O estudo tem como fonte cadernos escolares do HISALES, um centro de memória e pesquisa com foco na História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares. O corpus da pesquisa é formado por um conjunto de 36 cadernos produzidos entre 1923 e 2013. O objetivo do estudo é circunscrever as regularidades e os deslocamentos discursivos descritos a partir da análise dos cadernos, entendendo-os como importantes artefatos que atravessam as infâncias e suas concepções de realidade, produzindo modos de subjetivação. O trabalho segue os preceitos metodológicos da Análise Documental Histórica. Parte-se de uma inspiração genealógica em Nietzsche (2006) e Foucault (2003a) para lidar com a história sem recorrer a um sujeito fundante. O processo analítico permitiu problematizações acerca de uma produção discursiva relacionada ao patriotismo, que aparece desde os anos 1920 fortemente vinculado à obediência a Deus e à pátria.

Biografia do Autor

Luciane Sgarbi Grazziotin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS

Possui Pós-doutorado na UNED em Madri (bolsa CAPES, 2017). Atualmente é professora e pesquisadora na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS.

Betina Schuler, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Pós-Doutorada em Educação pela Universidade de Lisboa, Portugal. Pós-Doutorada em Ciências Humanas pela Griffith University, Austrália. Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Atualmente é Docente na Escola de Humanidades e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) na Linha de Pesquisa Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas. Pesquisadora nos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão e no Grupo de Pesquisa Educação no Brasil: Memórias, Instituições e Cultura Escolar. Pesquisadora do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA/UFRGS) por meio do Projeto Cartografias do Pensamento na Infância: Composições entre Arte, Educação e Filosofia. Atua principalmente nos temas: estudos foucaultianos em educação; práticas de escrita e leitura; infância e subjetivação; docências. Tem experiência docente na Educação Infantil e nos anos inicias e finais do Ensino Fundamental.

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Publicado
2021-05-06