ENSINO DA ARTE PARA PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Résumé

O ensino da Arte é importante para o desenvolvimento infantil, pois possibilita vivências que potencializam o processo criador. O objetivo da pesquisa foi compreender as representações sociais de professoras de Educação Infantil sobre o ensino da Arte na infância e as implicações no trabalho pedagógico. Caracteriza-se como pesquisa exploratória quanti-qualitativa. Aplicou-se questionário sobre as práticas pedagógicas no ensino da Arte e realizou-se entrevista semiestruturada para identificar as representações sociais sobre tal objeto. Os dados quantitativos foram tratados com estatística descritiva e os dados qualitativos, por análise de conteúdo, discutidos à luz da Teoria das Representações Sociais. Responderam ao questionário 340 professoras, destas, 30 foram entrevistadas. O ensino da Arte foi representado como espaço de “bagunça”; mas também como possibilidade de expressão e criatividade. As professoras apontaram a necessidade de adaptação diante dos desafios no processo ensino-aprendizagem como falta de recursos para as aulas e de conhecimento docente sobre as linguagens artísticas.

Bibliographies de l'auteur

Ana Paula dos Santos Leite, Universidade de Taubaté

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais, Universidade de Taubaté (Unitau). 

Alexandra Magna Rodrigues, Universidade de Taubaté

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais, Universidade de Taubaté (Unitau). 

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Publiée
2021-04-14