“CADA UM MERECE SABER A HISTÓRIA DE ONDE VIVE”: O MUSEU REGIONAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS

Palavras-chave: Crianças. Museu Histórico. Perspectiva Infantil.

Resumo

Este artigo busca dar visibilidade aos pontos de vista das crianças e analisar como suas ações sociais e interpretações informam concepções sobre museu. Os dados foram gerados em projetos educativos e de pesquisa realizados no Museu Regional de São João del-Rei, Minas Gerais, com 156 crianças (de 8 a 14 anos). Foram realizados questionários, observações, entrevistas, análises de oficinas de pré-visita e pós-visita e visitas mediadas. Evidenciam-se as definições que as crianças possuíam sobre o museu e os sentidos que construíram com as visitas em 2011, 2012 e 2015, em uma perspectiva longitudinal. Como resultados, destacam-se a relevância da escuta das crianças, a importância da democratização do acesso das crianças aos museus e da representatividade da cultura infantil nas exposições. As falas das crianças evidenciam dimensões relacionadas à prática educativa em museus, suas relações com artefatos de um museu histórico, concepções de passado, de museu e de escola.

Biografia do Autor

Raquel Cristina Ferreira Porto, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduada em Pedagogia, Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei.

Christianni Cardoso Morais, UFSJ

Graduada em Filosofia pela Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei, Mestre em Educação e Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, Professora Associada da Universidade Federal de São João del-Rei, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São João Del-Rei. 

Levindo Diniz Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Professor Adjunto da Faculdade de Educação, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. 

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Publicado
2021-04-14