SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO TOCANTINS (SAETO): ANÁLISE DOS DESCRITORES DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Raquel Pereira Sobrinho Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa (ITOP)
  • Ma. Liliane Scarpin Storniolo Unitins

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar os dados percentuais de acertos em questões da disciplina de Língua Portuguesa do 5º e 9º anos e da 3ª série do Ensino Médio no Sistema de Avaliação da Aprendizagem do Estado do Tocantins (SAETO) nos anos de 2015 e 2016. Para tanto, partimos de uma pesquisa bibliográfica seguida de coleta de dados (na Secretaria de Educação do Estado do Tocantins). Para fundamentação teórica, buscamos os pressupostos teóricos em May (2004), Penna Firme (1999), Tyler (1978), Stufflebeam e Shinkfiel, (1999), Vianna (2000), Castro (2009), Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A partir desta pesquisa, compreendemos que não há grandes evoluções na aprendizagem dos alunos na disciplina de Língua Portuguesa no decorrer dos anos, fazendo-se necessária a formação continuada para professores de leitura e produção de textos, culminando em melhorias na prática de sala de aula dos professores e, consequentemente, no aprendizado dos educandos.

Biografia do Autor

Ma. Liliane Scarpin Storniolo, Unitins

Possui graduação em Letras pela Universidade do Sagrado Coração (USC) (1994), graduação em Pedagogia: Habilitação em administração escolar pela Faculdade São Luís (1996), Especialização em Linguística e Literatura pela Universidade de São Paulo (Unesp) e Mestrado em Comunicação pela Unimar- Universidade de Marília (2006). Atuou como professora efetiva em escolas estaduais do governo de São Paulo por dezessete (17) anos dentre os quais também foi vice-diretora. Atuou também na FACEP (Faculdade Centro Paulista) no curso de Letras e na coordenação do mesmo curso e na UNIESP (Universidade Renascentista de São Paulo) no curso de Pedagogia. Atualmente é professora do curso de Direito na Unitins (Universidade Estadual do Tocantins) e doutoranda pela Unesp/ UFT em Arte Educação.

Publicado
2017-11-09
Seção
Artigos