SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO TOCANTINS (SAETO): ANÁLISE DOS DESCRITORES DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar os dados percentuais de acertos em questões da disciplina de Língua Portuguesa do 5º e 9º anos e da 3ª série do Ensino Médio no Sistema de Avaliação da Aprendizagem do Estado do Tocantins (SAETO) nos anos de 2015 e 2016. Para tanto, partimos de uma pesquisa bibliográfica seguida de coleta de dados (na Secretaria de Educação do Estado do Tocantins). Para fundamentação teórica, buscamos os pressupostos teóricos em May (2004), Penna Firme (1999), Tyler (1978), Stufflebeam e Shinkfiel, (1999), Vianna (2000), Castro (2009), Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A partir desta pesquisa, compreendemos que não há grandes evoluções na aprendizagem dos alunos na disciplina de Língua Portuguesa no decorrer dos anos, fazendo-se necessária a formação continuada para professores de leitura e produção de textos, culminando em melhorias na prática de sala de aula dos professores e, consequentemente, no aprendizado dos educandos.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).